106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Município de Itaipulândia avança rapidamente na imunização: 1.669 pessoas já foram vacinadas. Primeiramente os povos indígenas e profissionais de saúde e, agora, idosos na faixa-etária dos 66 anos.
“Meu marido falou que vai vacinar por último, mas eu não tenho medo, assim que soube que podia já quis vir me proteger” - comenta dona Lúcia Maria Fritsh, 66, aposentada.
Assim que as vacinas chegam na sede da 9ª Regional de Saúde, em Foz do Iguaçu, a Secretaria retira as doses no local. O caminho de lá até a corrente sanguínea é longo e depende do esforço de muitos profissionais, atuantes ou não na chamada linha de frente.
O transporte é feito de forma segura, garantindo que a temperatura das doses se mantenha estável. A distribuição é realizada pela Coordenação de Vacinação, na Vigilância Sanitária.
De lá, cada gota de esperança é enviada para as Unidades de Saúde do município. Nas UBS, cabe às enfermeiras e técnicas de enfermagem a busca ativa dos pacientes e aplicação do imunizante. O trabalho de um colabora para o trabalho de outro. E assim, a imunização acontece.
“Estamos integrando o Consórcio formado pela Frente Nacional de Prefeitos para adquirir mais vacinas, de forma independente” – comenta a prefeita Cleide Prates. “Isso dará mais autonomia para o município. Tudo o que queremos é voltar ao normal o quanto antes, mas até lá, é preciso manter os cuidados e a esperança” – explica a prefeita.
Fonte: Assessoria Itaipulândia