Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Departamento de Meio Ambiente de Missal orienta Oficinas e Borracharias quanto à destinação correta de pneus

É importante ressaltar que a destinação final ambientalmente correta é de responsabilidade dos comerciantes, importadores e fabricantes

  • 01/04/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Departamento de Meio Ambiente de Missal orienta Oficinas e Borracharias quanto à destinação correta de pneus

Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS (Lei n° 12.305, de 02 de agosto de 2010), a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por intermédio do Departamento de Meio Ambiente Municipal, está orientando proprietários e funcionários das oficinas e borracharias, principalmente aqueles que efetuam a venda de pneus, que são eles que devem recolher os pneus que os consumidores estiverem trocando, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo.

De acordo com PNRS a obrigação de estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, é dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus. Além disso, os distribuidores, vendedores, reformadores e consumidores finais são corresponsáveis pela coleta de pneus usados. Portanto, reiterando que as oficinas e borracharias devem recolher estes pneus.

Além de grandes poluidores do meio ambiente, os pneus se tornam abrigo para agua da chuva, e em consequência viram criadouros do mosquito da dengue. Segundo informou o Departamento de Meio Ambiente de Missal, com a finalidade de ajudar fornecedores e importadores de pneus a cumprirem estas legislações a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) criou a Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos, a qual se encarrega de montar a logística reversa de pneus usados, coletando-os em diferentes pontos do país.

Em Missal existe um desses pontos de coleta de pneus inservíveis. Este ponto recebe mensalmente os pneus da frota municipal, das borracharias, e pneus que são encontrados descartados incorretamente pela população, onde os mesmos são armazenados por aproximadamente 6 meses até a recolha pela empresa.

É importante ressaltar que a destinação final ambientalmente correta é de responsabilidade dos comerciantes, importadores e fabricantes. A Prefeitura Municipal apenas disponibiliza um local de armazenamento temporário até a coleta pela Reciclanip.


Fonte: Assessoria Missal