Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Mudança no Código de Trânsito; profissional na área explica novas regras

Mudança no Código de Trânsito; profissional na área explica novas regras

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Dentre as mudanças, está a ampliação do prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a flexibilização na pontuação para suspensão do documento. As novas regras passarão a valer a partir do dia 12 de abril.

Com a nova Lei de Trânsito, são necessários até 40 pontos para a perda da CNH. Esse número, no entanto, não é fixo. Multas gravíssimas, como falar no celular ao volante, podem acarretar na diminuição desse limite, passando para 30 ou 20 pontos.

A validade da CNH também sofreu mudanças no novo Código de Trânsito Brasileiro. Todos os habilitados com menos de 50 anos passam a contar com o prazo de 10 anos para que o documento expire.

As alterações na obrigatoriedade do exame toxicológico são especialmente importantes para os motoristas profissionais. Condutores de transportes rodoviários, de cargas ou habilitados nas categorias C, D ou E deverão realizar o teste a cada dois anos e meio. No antigo CTB, o período de atualização era de cinco anos.

O santa-helenense Cristiano Ditzmann é formado em Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana, cursa Pós-Graduação em Gestão e Normatização de Trânsito e Transporte e atualmente trabalha no Departamento de Trânsito do Município de Santa Helena.

Na entrevista abaixo, Cristiano explica a nova mudança no CTB e orienta os motoristas a ficarem atentos as novas regras que passam a valer a partir de 12 de abril.



Autor do post