106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Saúde do Município está em alerta com a quantidade de medicamentos que é descartada irregularmente pelos moradores: em 60 dias, a Associação de Recicladores do Município de Itaipulândia (ASSOREMI) recebeu quase 80kg desse tipo de material.
São seringas, agulhas, cartelas, caixinhas e frascos de remédios, muitas vezes sem uso, lacrados, que são jogados no lixo doméstico e vão parar indevidamente na triagem dos materiais oriundos da Coleta Seletiva realizada pela Associação.
Marlei Kaefer, Técnica Ambiental da Associação, pede o apoio da população: “pedimos que por gentileza, as pessoas não joguem esse tipo de material no lixo comum e sim devolvam as seringas, frascos, cartelas de medicamentos vencidos ou não utilizados, na farmácia da Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa, colaborando assim com o meio ambiente e com a saúde dos recicladores” – comenta.
“Esse medicamento pode ter sido gratuito para o paciente, mas ele teve um custo para o Município ou para o Estado” – explica o secretário de Saúde, Paulo Carvalho – “por isso, é importante ser consciente quando vai consultar e só adquirir nas farmácias aquilo que for realmente necessário. E quando não utilizar, retornar o frasco ou a caixa para as farmácias, para que tenha o destino adequado” – solicita Carvalho.
Fonte: Assessoria Itaipulândia