106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A família Carvalho encontrou uma forma de agregar o leite produzido na propriedade fabricando queijos. Mas, esse foi apenas o começo dos desafios. A queijaria hoje é o carro chefe da família na Comunidade de Nova Roma, em São Miguel do Iguaçu, oeste paranaense. Quase todo o leite produzido na propriedade é destinado para a fabricação dos queijos. E desde o início os Carvalho tinham bem definido o conceito de produto. Mas, os desafios foram enormes para conseguir alcançar o padrão de qualidade considerado ideal.
(Produção e edição: Alessandro kunhaski e Tatyelle Schunemann)
Porém, antes de conseguir um bom queijo é preciso ter toda atenção para a qualidade do leite.O trabalho é dividido e conta com o envolvimento de toda família. O filho Vinicio cuida dos animais e garante a matéria prima, enquanto seu irmão Giovanni trabalha na queijaria. Com 50 animais em lactação, são alcançadas em média mil litros de leite diários, dos quais 700 litros são destinados para a produção de queijos, proporcionando 80 quilos do produto todos os dias. O excedente do leite é vendido para o laticínio da região. Para alcançar bons números e qualidade foi necessário muita ajuda no processo de tecnificação.
Você não consegue prever o futuro, mas pode estar preparado para ele. Muitas vezes para viver este momento é preciso de incentivo. E agora falta muito pouco para os Carvalho alcançar a realização de uma vida de trabalho.
Fonte: Costa Oeste News