Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Autismo é tema de reunião da Saúde com educadores municipais

No encontro, o secretário apresentou a Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ofertada pela Escola de Saúde Pública do Paraná

Autismo é tema de reunião da Saúde com educadores municipais

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou nesta quinta-feira (8) de reunião online com a diretoria da Undime-PR, associação que reúne dirigentes municipais de educação, e evidenciou o tema do autismo, dando continuidade às ações do Abril Azul.

No encontro, o secretário apresentou a Capacitação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) voltada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ofertada pela Escola de Saúde Pública do Paraná. “O autismo é um dos assuntos mais importantes para a pauta da Saúde e da Educação”, disse ele, na abertura do encontro.

“A capacitação disponibilizada pela Secretaria da Saúde na plataforma virtual da ESPP é uma grande ferramenta de auxílio à educadores, cuidadores e familiares. A metodologia ABA é reconhecida internacionalmente e tem apoiado no cuidado e manejo da pessoa com suspeita ou diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo”, disse Beto Preto.

A capacitação acontece na modalidade a distância, com carga horária de 20 horas. É organizada pela Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Diretoria de Atenção e Vigilância em Saúde/Divisão de Saúde da Pessoa com Deficiência e Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP), em parceria com o Flórida Institute of Tecnologie.

“Já disponibilizamos esta capacitação para profissionais de saúde e hoje temos cerca de 800 inscritos que estão recebendo informações atualizadas”, informou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti David Lopes. “No mês dedicado à conscientização sobre o autismo estamos reforçando a oferta deste curso também para profissionais da educação dos 399 municípios paranaenses”, complementou.

A presidente da Undime-PR, Marli Fernandes, frisou que esta será uma grande oportunidade para os profissionais que atuam nas escolas municipais. “Temos trabalhado muito pela educação inclusiva. O autismo é um tema em constante evolução e que sempre temos muito a aprender”.

Também a vice-presidente da Undime-PR, Márcia Baldini, ressaltou a importância do tema para os educadores. “Será uma oportunidade de crescimento para os profissionais que atuam nos municípios”, destacou.

ESPP - O diretor da escola de Saúde Pública do Paraná, Edevar Daniel, ressaltou que a instituição atua desde 1958 como centro formador de recursos humanos e tem em sua plataforma vários cursos que podem agregar à área educacional.

“São cursos com excelentes conteúdos, hoje a maioria apresentada na modalidade a distância, e elaborados em parceria com importantes instituições como a Escola Nacional de Saúde Pública”, disse o diretor.

Fonte: AEN