Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Sem partos e cesárias em Santa Helena, gestantes precisam se deslocar a outros municípios para realizar procedimento

O pré-natal é desenvolvido no município em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS.

  • 09/04/2021
  • Foto(s): Divulgação
  • Região
Sem partos e cesárias em Santa Helena, gestantes precisam se deslocar a outros municípios para realizar procedimento

Após o encerramento de contrato entre Município e Hospital Fundação Atitude em Santa Helena, gestantes precisam se deslocar a outros municípios da região para realizarem partos ou cesárias.

Na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, a vereadora Sandra Soethe (MDB) em sua fala na tribuna, demonstrou preocupação após ser procurada por algumas gestantes que relataram o problema.

O pré-natal é desenvolvido no município em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS, mas o parto ou cesária é realizado em outras cidades, fazendo com que a gestante não tenha o acompanhamento de sua gestação de forma completa, podendo ainda gerar outros problemas, como por exemplo o desgaste emocional.

Ouça a fala da vereadora na tribuna, onde solicita que o Município e Secretaria de Saúde busquem solucionar este problema.


Secretaria de Saúde

Em contato com a secretária de Saúde, Cristiani Mozer Binko, fomos informados que até o último mês os partos e cesárias eram realizados no Hospital Fundação Atitude, mas que com o fim do contrato com o Município, o hospital deixou de atender, inclusive pelo SUS.

Ficamos sem hospital aqui, fomos obrigados a buscar alternativa, por isso estamos trabalhando muito pra conseguir instalar nosso hospital”, disse a secretária.

Cristiani ainda ressaltou que os partos e cesárias de alto risco são realizados em Toledo no Hospital Bom Jesus, como eram feitos há alguns anos anteriores e os partos e cesárias de baixo risco estão sendo realizados em Missal através de contrato emergencial.


Fonte: Costa Oeste News

Autor do post