106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após o encerramento de contrato entre Município e Hospital Fundação Atitude em Santa Helena, gestantes precisam se deslocar a outros municípios da região para realizarem partos ou cesárias.
Na última Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, a vereadora Sandra Soethe (MDB) em sua fala na tribuna, demonstrou preocupação após ser procurada por algumas gestantes que relataram o problema.
O pré-natal é desenvolvido no município em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS, mas o parto ou cesária é realizado em outras cidades, fazendo com que a gestante não tenha o acompanhamento de sua gestação de forma completa, podendo ainda gerar outros problemas, como por exemplo o desgaste emocional.
Ouça a fala da vereadora na tribuna, onde solicita que o Município e Secretaria de Saúde busquem solucionar este problema.
Secretaria de Saúde
Em contato com a secretária de Saúde, Cristiani Mozer Binko, fomos informados que até o último mês os partos e cesárias eram realizados no Hospital Fundação Atitude, mas que com o fim do contrato com o Município, o hospital deixou de atender, inclusive pelo SUS.
“Ficamos sem hospital aqui, fomos obrigados a buscar alternativa, por isso estamos trabalhando muito pra conseguir instalar nosso hospital”, disse a secretária.
Cristiani ainda ressaltou que os partos e cesárias de alto risco são realizados em Toledo no Hospital Bom Jesus, como eram feitos há alguns anos anteriores e os partos e cesárias de baixo risco estão sendo realizados em Missal através de contrato emergencial.
Fonte: Costa Oeste News