106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Secretaria de Educação, através da professora Rosane Herther, responsável pala Assessoria Pedagógica na área de Educação Especial/Educação Inclusiva, realizou uma breve formação sobre “A Comunicação Com A Pessoa Surda”, com a equipe do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
“É um direito da pessoa surda ter acesso a um profissional que saiba se comunicar em Libras e, estamos extremamente felizes pela parceria com a Educação” – comenta Vanessa Betanin Pavinatto, Coordenadora do SAMU.
Entre os assuntos, Rosane falou sobre quem é a pessoa surda e atendê-la de maneira menos exclusiva, caso a pessoa não conheça a Língua Brasileira de Sinais. Na sequência, para os profissionais do SAMU terem uma breve noção sobre o que é a Libras e seu sistema linguístico, foram realizadas algumas práticas.
Já no segundo momento, foi realizada a formação prática com sinais específicos na área da saúde e primeiros socorros, ministrada pela ex-aluna de Rosane, Miriam Royer, doutoranda em Linguística do Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL).
“Fico feliz e grata por estar aqui novamente, socializando com a equipe do SAMU esse conhecimento que adquiri ao longo da minha vida” – comenta Miriam “Numa consulta, por exemplo, a pessoa surda precisa ter a privacidade com o médico garantida, não apenas com a presença de um intérprete” – explica.
Fonte: Assessoria Itaipulândia