
106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após esperar cerca de oito meses para ser atendido pelo poder público municipal em sua propriedade, o piscicultor Ademar João Kievel morador da Linha Santa Cruz, interior de Santa Helena, buscou ajuda ao Costa Oeste News na tentativa de solucionar o seu problema.
Conforme seu Ademar, antes do período eleitoral em 2020, solicitou ao poder público um maquinário para realizar a manutenção em um dos seus tanques de peixes. Na ocasião foi informado de que o serviço deveria ser feito em poucos dias.
Passado algum tempo, o piscicultor novamente buscou ter retorno de seu pedido. Ele nos conta que o secretário de Agricultura chegou estar em sua propriedade, mas apenas realizaram promessas, deixando seu Ademar na esperança de receber o serviço. Máquinas da prefeitura que poderiam realizar o trabalho em sua propriedade chegaram a serem disponibilizadas em propriedades vizinhas, mas não puderam agilizar o pedido do piscicultor.
Em uma de suas tentativas de receber o maquinário na propriedade, seu Ademar foi orientado a fazer o esvaziamento do tanque e assim o fez. Porém, precisou retirar o que poderia de peixes e lançar em outros tanques. A quantidade de peixes nos demais tanques atrapalha o processo de desenvolvimento do peixe, além de ocasionar a falta de oxigênio.
O piscicultor nos conta que após esvaziar o tanque, teve uma perda considerável em sua produção de peixes, prejuízo estimado em cerca de R$13 mil. E o prejuízo pode ser ainda maior se nos próximos dias não conseguir realizar a manutenção do açude.
A propriedade possui sete tanques com a produção estimada em aproximadamente 100 mil peixes, na sua grande maioria da espécie conhecida como tilápia.
Assista abaixo a entrevista de seu Ademar.
Poder Público
Em contato nesta sexta-feira (30), com o poder público, o Costa Oeste News foi informado pelo servidor Natã da Costa Duarte, que desempenha sua função na ouvidoria municipal, de que o secretário de Agricultura, Volnei Grade, se prontificou a atender o piscicultor Ademar João Kievel até a próxima sexta-feira, 7 de maio.
Natã ainda ressaltou que as duas máquinas que realizam os trabalhos estão em manutenção e que o secretário iria entrar em contato com a empresa responsável para agilizar o conserto o mais rápido possível.
O ouvidor também relatou que servidores da pasta foram até a propriedade de seu Ademar, mas não o encontraram no local.
Fonte: Costa Oeste News