106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Na tarde desta sexta-feira, 07 de maio, ocorreu uma visita técnica na Agroindústria Familiar Baumgratz no Distrito do Portão Ocoí. Trata-se de uma agroindústria de embutidos que foi beneficiada com recurso do Prodamis, aprovado pelo Conselho de Agricultura e Meio Ambiente de Missal e pela Comissão Técnica do programa.
Foram destinados pelo programa 10 mil reais, aprovado para serem investidos em material para a construção da referida agroindústria, que iniciou suas atividades em setembro de 2020. São 83m² construídos. Um dos proprietários, Gilmar Vidal, afirmou que o objetivo é pelo menos dobrar a estrutura e a produção no próximo ano.
Além disso, o município de Missal está trabalhando apara viabilizar o Susaf (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte), fornecido pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), que possibilita ampliar a venda para fora do município.
A referida Agroindústria produz e comercializa salames, costelinha de porco defumada, banha, morcilha, torresmo, linguicinha de queijo, linguicinha toscana e kit feijoada. Segundo Gilmar são produzidos de 500 a 600 kg por semana. Atualmente são 03 pessoas que trabalham de forma direta na Agroindústria, sendo todos da mesma família. Com a ampliação que almeja Gilmar, a tendência é gerar novos postos de trabalho.
Estes incentivos do Prodamis auxiliam para que os produtores aumentem a produtividade e façam investimentos. Estiveram na visita o Prefeito Ferrari, vice Chenho, o secretário de Agricultura, Altair Fetzner, Representante do IDR Paraná (Emater), Ronaldo Fochesatto, técnicos do IDR, Rosani Paulus e Fábio Macorin, técnica da Vigilância em Saúde, Elen Macorin, o Engenheiro Ambiental, Rafael Mognol, o vereador Jair Bogler e um dos sócios Cristian Sausen.
Fonte: Assessoria Missal