106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta terça-feira (18), Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes o município de Medianeira, através da Secretaria Municipal de Assistência Social implanta o Serviço de Escuta Especializada, em cumprimento a Lei nº 13.431/2017 que foi regulamentada através do Decreto nº 9603/2018 e será regulamentada também no âmbito municipal.
O Serviço de Escuta Especializada vem complementar o sistema de garantia de direito da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência.
A escuta especializada é a técnica de entrevista utilizada por profissional capacitado da Rede de Proteção em situações de violências e tal procedimento deve ser limitado ao relato estritamente necessário para o cumprimento de sua finalidade, a proteção da criança e do adolescente.
Também nesse momento será publicado a Portaria nº 207/2021 que implementa o Fluxo de atendimento que foi elaborado através da comissão específica designada por Portaria municipal que tem como membros representantes da rede de proteção da criança e do adolescente.
A utilização do fluxo visa sistematizar os atendimentos e encaminhamentos realizados a partir do registro de violência contra crianças e adolescente ou testemunhas de violência a fim de proteger crianças e adolescentes através da redução da revitimização com a escuta da vítima o menor número de vezes possível.
O Serviço de Escuta Especializada é Coordenado e executado pela Psicóloga, Graciele Groth, juntamente com a Assistente Social, Silvana Mittmann Damaceno, que fará o atendimento em uma sala específica para a execução do serviço.
Em entrevista o prefeito, Antonio França, falou sobre a importância do serviço:
Para o secretário de assistência social, Adriano Both, com esse trabalho estabelecido, se torna muito mais tranquilo aquilo que foi traumático para a vida da criança:
A psicóloga, Graciele Groth, falou sobre a organização do serviço de escuta especializada: