Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Saúde discute cenário epidemiológico com a Associação dos Municípios do Paraná

A apresentação sobre a situação epidemiológica da Covid-19 no Estado foi nesta terça-feira (18) em reunião com a Associação dos Municípios do Paraná e as 19 associações microrregionais dos municípios

Saúde discute cenário epidemiológico com a Associação dos Municípios do Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apresentou nesta terça-feira (18) a situação epidemiológica da Covid-19 no Estado em reunião com a Associação dos Municípios do Paraná e as 19 associações microrregionais dos municípios. O diálogo acontece no âmbito das novas medidas adotadas pelo Governo do Estado nesta segunda-feira (17).

“Este diálogo é muito importante para que possamos alinhar as expectativas e também reiterar os critérios que embasam as decisões do Governo do Estado quanto às medidas mais restritivas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Ele ressaltou que o Estado apoia medidas mais rígidas adotadas pelos municípios.

No encontro, o secretário e a equipe apresentaram os índices de ocupação de leitos de UTI (acima de 90%), a taxa de contágio superior a 1 (o que indica alta transmissibilidade), o comparativo com os outros estados dos indicadores regionais e o panorama da vacinação dos grupos prioritários. Os números estão no boletim epidemiológico desta terça.

O diretor de Gestão em Saúde da Sesa, Vinícius Filipak, mostrou a situação da rede hospitalar no enfrentamento à pandemia, com aumento no número de pacientes aguardando transferência por leitos. “Com o aumento de casos confirmados, a procura por internação também cresce e consequentemente a fila de espera por leitos exclusivos. Mesmo com constantes ampliações na rede hospitalar do Estado, neste momento estamos passando de 95% de ocupação dos leitos de UTI”, explicou o diretor.

?A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Acácia Nasr, também avaliou o índice de transmissão da doença, além do aumento no número de casos confirmados diariamente no Paraná.

AGRADECIMENTO – A reunião foi conduzida pelo secretário Beto Preto e pelo presidente da AMP, José Aparecido Weiller Junior. "Gostaríamos de agradecer o apoio da Secretaria da Saúde e ao secretário em dar voz aos municípios e se preocupar com essa articulação entre as lideranças", afirmou o presidente.

A reunião também contou com a participação do chefe da Casa Civil, Guto Silva, que ressaltou a importância da conversa entre Estado e municípios. “Devemos sempre falar a mesma língua. O Estado apoia as ações dos municípios e espera que com medidas mais restritivas a população redobre os cuidados para que ações mais duras não precisem ser tomadas”, disse.

Fonte: AEN