106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os casos ativos de Covid-19 continuam aumentando diariamente em São Miguel do Iguaçu e a procura por atendimentos na Ala Covid do Complexo Hospitalar Municipal também está crescendo todos os dias.
Até a metade da tarde de ontem, quinta-feira, 20, a Ala Covid estava com três pacientes entubados e outros nove internados. Ao longo do dia estão sendo realizadas ainda dezenas de consultas com pessoas que apresentam sintomas da doença, sendo que o boletim diário confirmou 43 novos casos e o município chegou a 231 casos ativos da doença. Também foi confirmado mais um óbito, sendo registradas até agora 50 mortes por complicações da doença.
Essa situação alarmante reforça a necessidade de toda a população se cuidar, respeitando as medidas sanitárias preventivas, como manter o distanciamento social, fazer o uso de máscara e a higienização das mãos. Os munícipes precisam também respeitar as medidas restritivas previstas no decreto nº 356/2021, que é válido até o dia 28 de maio de 2021.
O decreto determina ‘Toque de Recolher’ e a proibição da comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas em espaços de uso público ou coletivo no período das 21h00 às 05h00, de segunda a sexta-feira, além da obrigatoriedade do uso de máscara individual de proteção para circulação em vias públicas.
Também durante a semana, fica autorizado o funcionamento das atividades não essenciais das 08h00 as 19h00, com limitação de 40% de ocupação, e academias de ginástica das 06h00 as 19h00, com limitação de 40% de ocupação;
Em conveniências e bares (Cadastrados no CNAE) está proibido o consumo no local, sendo permitido somente delivery até as 00h00;
Restaurantes, lanchonetes e congêneres, atendimento no horário das 08h00 as 21h00, com limitação de 40% de ocupação. Após as 21h00, será permitido atendimento na modalidade delivery, até o limite da 00h00;
Demais atividades essenciais poderão funcionar, de segunda a sexta-feira, obedecendo a limitação de 40% de ocupação, a limitação de horário (21h00 –Toque de Recolher), além de todas as demais medidas sanitárias de prevenção.
O decreto estabelece ainda lockdown mais uma vez neste fim de semana, sendo das 18h00 de sábado, até as 05h00 da segunda-feira, conforme a seguinte determinação:
No sábado, dia 22 de maio, serviços essências e não essenciais poderão funcionar até 17h00, com limitação de 40% da capacidade, mantendo a proibição do consumo no local em conveniências e bares, com as seguintes exceções:
Após 17h00, até as 00h00, somente delivery;
Postos de Combustíveis e borracharias funcionamento normal (vedado funcionamento de loja de conveniência após as 17h00);
Farmácia de plantão funcionamento normal
Para o domingo, dia 23 de maio, está determinado o fechamento de todos os serviços essenciais e não essenciais, exceto:
Postos de Combustíveis e borracharias (vedado funcionamento de loja de conveniência);
Delivery de alimentos (horário das 08:00 as 00:00);
Farmácia de plantão.
Continuam proibidas as atividades esportivas, recreativas, sociais, culturais e turísticas.
Conforme previsto no decreto, a fiscalização ostensiva está sendo intensificada, assim como a aplicação de multa, caso descumpra as medidas.
Detalhes do decreto nº356/2021, publicado no dia 14 de maio, estão disponíveis no Diário Oficial Eletrônico.
Fonte: Assessoria São Miguel do Iguaçu