Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Clube Amambay solta 60 mil alevinos de pacus no Rio Paraná

Projeto lançado pelo Clube Maringá está ganhando a adesão de outros Clubes às margens do Rio Paraná. Objetivo é soltar 500 mil peixes.

  • 24/05/2021
  • Foto(s): Rádio Cultura Foz
  • Região
Clube Amambay solta 60 mil alevinos de pacus no Rio Paraná

O Clube Amambay, na região do Porto Meira, realizou a soltura de alevinos no Rio Paraná no sábado, 22. A ação é uma parceria entre a Itaipu, Marinha, Instituto Água e Terra (IAT), antigo IAP, Polícia Florestal, pescadores e o Clube Maringá. Também participou do evento a SOAMAR Cataratas (Sociedade Amigos da Marinha).

Esta foi a primeira vez que o Clube Amabay realizou a ação, que já vem sendo desenvolvida pelo Clube Maringá a cerca de dois anos. A atividade faz parte do PROMULP (Projeto Multiplicação dos Peixes). De acordo com o chefe do Instituto Água e Terra (IAT) o Carlos Antônio Piton, e representante do PROMULP, o objetivo é conseguir através de soltura de alevinos e juvenis de peixes de diversas espécies, repovoar os rios da bacia hidrográfica Paraná 3 e Iguaçu.


O presidente da SOAMAR e presidente do Clube Amambay, Veraldo Barbiero, ressaltou a parceria da Itaipu e da Marinha para a realização da soltura. Ele salienta que esta foi a primeira vez que o clube soltou os alevinos, mas que a ação continuará sendo desenvolvida.


O presidente do Clube Maringá, Renato Cesar Fávero, também participou do evento. Ele destaca que o projeto foi iniciado em 2018 e destaca que o Rio tem 500 quilômetros e não tem berçário, por isso a ação é importante. Segundo ele, da primeira soltura, em 2018, já tem peixe sendo capturado com quase 4 quilos. O objetivo, segundo ele é soltar cerca de 500 mil peixes juvenis.


Fonte: Rádio Cultura Foz