Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Santa Helena 54 anos: Conheça a história de seu Francisco e Theresinha Grasselli que há 56 anos residem no distrito de Vila Celeste

Seu Nilvo, como é conhecido, participou da primeira eleição no município, inclusive animando os eleitores com sua gaita.

  • 25/05/2021
  • Foto(s): Costa Oeste News
  • Região
Santa Helena 54 anos: Conheça a história de seu Francisco e Theresinha Grasselli que há 56 anos residem no distrito de Vila Celeste

Santa Helena celebra nesta quarta-feira, 26 de Maio de 2021, 54 anos de Emancipação Político-Administrativa. Para celebrar esta data, o Costa Oeste News esteve no distrito de Vila Celeste para conhecer a história do casal Francisco Grasselli, 74 anos, e Theresinha Grasselli, 67 anos, que comemoram bodas de ouro em 2021.

Natural do Rio Grande do Sul, seu Nilvo Grasselli, como é popularmente conhecido, chegou à Santa Helena, no distrito de Vila Celeste em 1965. Um ano e meio depois conheceu dona Theresinha com quem teve quatro filhos: Everaldo Grasselli (professor), Erasmo Grasselli (professor), Edinéia Grasselli (bióloga) e Eliziane Grasselli (enfermeira).

Seu Nilvo nos conta que a região era de mata virgem e aos poucos, com a ajuda de outras famílias foram abrindo caminhos ligando à novas comunidades. Na primeira eleição em Santa Helena, a qual teve como candidatos a prefeito Arnaldo Weisseimer e Alberto Alegretti, seu Nilvo participou do pleito, não só exercendo seu papel como cidadão, mas animando a comunidade com sua gaita.

Com a formação do Lago de Itaipu, seu Nilvo e dona Theresinha foram indenizados, mas ao contrário de muitos moradores, ambos permaneceram na comunidade e com o recurso recebido investiram em novas terras. Dê lá pra cá, Nilvo destaca que muitas coisas mudaram na comunidade, muitas famílias chegaram, outras foram embora, mas o então distrito de Vila Celeste se desenvolveu.

Com a chegada da Lar Cooperativa Agroindustrial na comunidade, gerando novos empregos e o incentivo do poder público, o distrito está crescendo, mas, segundo seu Nilvo, pode melhorar ainda mais, é o que todos desejam.

Dona Theresinha conta que há 35 anos se mudaram para a casa onde atualmente residem. O imóvel abrigava a antiga farmácia da comunidade. O casal sempre participou e ainda participa ativamente das programações da comunidade, inclusive há 30 anos cantam juntos nas celebrações das missas.

Seu Nilvo conta que o distrito recebeu o nome de Vila Celeste, através da família Dall'oglio, uma homenagem a Celeste Dall'oglio, que com sua família fundou a comunidade. Atualmente aposentados, seu Nilvo e dona Theresinha Grasselli desfrutam da vida ao lado da família, recordando 56 anos de boas lembranças.


Fonte: Costa Oeste News