Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Flávio Arns apresenta projeto que defende paridade de gênero no Tribunal do Júri

Arns destaca que ideia da matéria surgiu depois do julgamento de Luis Felipe Manvailer.

Flávio Arns apresenta projeto que defende paridade de gênero no Tribunal do Júri

O senador Flávio Arns (Podemos/PR) apresentou nesta terça-feira (25) o Projeto de Lei nº 1918 que altera o Código de Processo Penal para que o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri seja representativo dos dois gêneros.

“O nosso projeto prevê que o sorteio de 25 jurados para a reunião do  Conselho de Sentença de Júri tenha, no mínimo, 13 jurados mulheres. Também estamos propondo que, dos 7 jurados que constituirão o Conselho de Sentença, no mínimo, três sejam homens e três mulheres, com exceção do julgamento dos crimes em que a vítima for mulher, no qual haverá no Conselho, no mínimo, 4 mulheres”, explica o senador.

Arns destaca que ideia da matéria surgiu depois do julgamento de Luis Felipe Manvailer, condenado por matar a esposa, Tatiane Spitzner, em Guarapuava, no Paraná. “Imagine, um caso de feminicídio, e o Conselho de Sentença foi formado totalmente por jurados homens. Fomos procurados pelo Podemos Mulheres do Paraná que, assim como nós, não concorda com o machismo que pode influenciar as decisões do Tribunal do Júri”, afirma o parlamentar.

Flávio Arns ressalta, ainda, que o preconceito de gênero precisa ser combatido. “Essa é uma condição inerente a todo o corpo social, mas não podemos nos furtar a combatê-lo. Seja no Executivo, Judiciário, Legislativo ou qualquer esfera da sociedade”, finalizou.


Fonte: Assessoria