106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Seu Roque não largou a pesca, mas viu surgir no horizonte outra oportunidade. A produção de mel. Sua propriedade fica localiza próximo do Porto Internacional de Santa Helena, no oeste do Paraná, banhado pelo lago conhecido por ser a fonte de energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. E claro é uma importante conexão econômica entre o Brasil e Paraguai. Exatamente dessas águas que sobrevivem muitos pescadores na região. Porém, apicultura está agregando novas possibilidades.
O estímulo vem da Coofamel. A cooperativa atende cerca de 260 produtores em toda a região. Na safra 2020/21 foram produzidas 250 toneladas de mel, com 70% deste produto indo para o exterior através de terceiros. O sonho é melhorar e ampliar as instalações para atender diretamente está demanda.
O apiário de seo Roque fica na mata ciliar do Lago de Itaipu. Por ser pescador ele conhece muito bem a geografia da região. A produção de mel garante sustentabilidade econômica e social, sem agredir ao meio ambiente. Projeto que ele mesmo ajudou a iniciar. O sonho da cooperativa é ambicioso. Simplesmente dobrar a produção nos próximos anos e atender diretamente os principais compradores de mel brasileiro que são os Estados Unidos, Canadá e Alemanha.
As habilidades com as redes gradualmente vão sendo deixadas de lado para dar lugar aos novos instrumentos de trabalho, que requer tanta habilidade quanto. Mas, o resultado é mais doce. E assim as riquezas do oeste paranaense vão superando fronteiras e conquistando esse mundão afora.
Fonte: Costa Oeste News