106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. É um período de maior reflexão para que juntos possamos vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento expressivo do número de denúncias desde o ano de 2020 com o início da crise sanitária.
Em Santa Helena, segundo a secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Weber Sterchile, somente no primeiro trimestre de 2021 o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social realizou cerca de 77 atendimentos de violência contra idosos. Já o Cras – Centro de referência da Assistência Social, departamento que atende vínculos familiares, benefícios e prevenção, registrou em torno de 520 atendimentos voltados a pessoa idosa. O alto número de violência contra o idoso acendem o alerta das autoridades.
Neste período de pandemia, o município através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, desenvolvem inúmeros programas envolvendo essa classe, como por exemplo: o Bailinho nas rádios, Movimenta Santa Helena e o Esporte em Sua Casa.
O Município também realiza o programa municipal Morada Fraterna que consiste no acolhimento domiciliar de idosos e pessoas com deficiência que não possuem mais condições de permanecerem sob os cuidados de suas famílias. Em Santa Helena já houve o acolhimento de uma idosa e a família recebe o acompanhamento e um subsídio do poder público.
No site oficial do município na aba Acolhimento Familiar, há informações para as famílias que desejam acolher um idoso.
Para denunciar casos de violência contra a pessoa idosa, além dos telefones úteis da Polícia Militar (190) e Polícia Civil (3268-1184), em Santa Helena o Creas recebe denúncias de maus tratos à idosos. O telefone é o 3268-8296.
Assista a entrevista com secretária de Assistência Social, Shirla Patricia Sterchile.
Fonte: Costa Oeste News