Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Trabalho de conscientização a respeito da hanseníase é desenvolvido

  • 31/05/2016
  • Foto(s): Alex Moreno
Trabalho de conscientização a respeito da hanseníase é desenvolvido
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena desenvolve um trabalho de conscientização e informação a respeito da hanseníase, também conhecida como lepra. Alvo de preconceito, a doença tem cura, porém a informação é fundamental, tanto para busca de atendimento, quanto para a manutenção do convívio social.

A hanseníase é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Esta é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo.

A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação da hanseníase. 

A transmissão da bactéria se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. 

Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.

A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.

Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área.

Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos; e pode haver alteração na musculatura esquelética causando deformidades nos membros.

O Tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema ??nico de Saúde (SUS). Antibióticos são usados para tratar as infecções, mas o tratamento completo é em longo prazo. Nas formas mais brandas demora em torno de seis meses, já nas formas mais graves o tempo é de um ano ou mais, como detalha a responsável pelo Setor de Imunobiológicos de Santa Helena, Rosângela Disarz.

Áudio Rosângela 

A secretária de Saúde de Santa Helena, Marly Regina Maçaneiro, destaca o trabalho de conscientização desenvolvido na unidades básicas de saúde e através de panfletagem na Avenida Brasil.

Áudio Marly 

Fonte: Assessoria

Envie sua Notícia, vídeo, foto
(45)99829-9557