106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A comissão responsável por analisar a viabilidade da instalação de um hospital microrregional, dotado de especialidades, em Santa Helena, concluiu seus estudos nesta semana e ontem apresentou os resultados aos vereadores.
A reunião seguiu os protocolos de segurança e contou com a presença do prefeito Zado, vice Dinho Maraskin, os nove vereadores, além de secretários e assessores municipais e servidores do setor de saúde.
Na oportunidade, a presidente da Comissão, Edna Lara Wielenz demonstrou aos presentes como a instalação do hospital irá beneficiar a população local que atualmente, muitas vezes, precisa se deslocar a outros municípios para atendimentos com especialistas.
Foram levados em consideração aspectos financeiros como por exemplo, o que o município emprega atualmente no custeio de consórcios intermunicipais, despesas com transporte, manutenção do Pronto Atendimento, entre outras despesas que serão suprimidas pelo hospital.
Quanto à estrutura, a comissão avaliou todos os locais propensos a abrigar o hospital e o que apresentou condições mais adequadas no aspecto arquitetônico, que atende às prerrogativas do SUS e que não demanda de investimentos imediatos na parte civil, foi o prédio do antigo Dr. Ciro.
Entre as especialidades contempladas estão:
- Ortopedia
- Pediatria
- Otorrinolaringologia
- Neurologia
- Angiologia
- Urologia
- Dermatologia
- Geriatria
- Ginecologia e Obstetrícia
- Cardiologia
Além disso, o hospital estará apto a realizar cirurgias gerais e especializadas, internamentos clínicos, cirurgias ginecológicas e também os atendimentos de urgência, emergência e ambulatoriais.
Próximo Passo
Concluído o estudo, o próximo passo é o envio do Projeto de Lei para apreciação do Poder Legislativo. Sendo este aprovado, o Município estará autorizado a conveniar com uma entidade filantrópica que irá gerir o hospital.
Palavra do Prefeito
O prefeito Zado afirma que este é um sonho antigo de toda a população, e não serão poupados esforços para realizá-lo. O Hospital trará segurança e investimentos para o nosso município, que caminha para se tornar um polo microrregional de Saúde.
A presidente da Câmara Fabricia Bedendo, classifica como uma grande conquista a instalação do complexo hospitalar e afirma que quem ganha é a população.
Fonte: Assessoria