106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, acompanhou in loco nesta sexta-feira (25) o envio de mais de 300 mil vacinas contra a Covid-19 para o Interior, além de 116 mil medicamentos do kit de intubação. A Regional de Saúde de Jacarezinho foi a primeira a receber os imunizantes e insumos.
O secretário falou sobre a importância da descentralização da vacina da Janssen, de dose única, parte do primeiro lote da fabricante enviado ao Estado. “Nosso governo é participativo e municipalista. Quando temos oportunidade de franquear doses para todo o Paraná, como foi feito com a Pfizer, queremos difundir a sua aplicação a todos os municípios que contam com trabalhadores do transporte”, disse.
“Estamos trazendo mais doses para todas as regiões, nosso primeiro destino foi Jacarezinho, depois deixamos mais um quantitativo em Cornélio Procópio e, em seguida, em Londrina, que deverá descentralizar para as Regionais de Saúde de Apucarana e Ivaiporã”, acrescentou o secretário.
O chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o deputado estadual Alexandre Curi acompanharam a entrega das doses e insumos no município de Londrina.
DOMINGO A DOMINGO – As novas doses possibilitam a vacinação já durante o final de semana, seguindo a campanha De Domingo a Domingo, do Governo do Estado.
“Pedimos aos municípios que se organizem e realizem ações de vacinação durante todo o final de semana”, disse Beto Preto. “Temos expectativas de receber novos lotes de vacinas até semana que vem. Vacina eficaz é aquela que está no braço das pessoas. Não queremos doses estocadas, queremos avançar na vacinação e imunizar o maior número de pessoas possível”.
NOVO LOTE – O Governo do Estado recebeu 439.340 doses de vacina contra a doença, enviadas pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira (24), e iniciou a distribuição logo em seguida, começando pela Capital, que recebeu 47,2 mil doses.
Seguindo a logística do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), nesta sexta-feira (25) nove Regionais de Saúde retiraram as doses via terrestre e as demais foram encaminhadas por via aérea, possibilitando que até o final do dia todos os municípios tenham doses na sede de cada Regional.
Beto Preto ressaltou que essas doses já estão incluídas na nova logística do Governo do Estado. “Este é o momento de vacinarmos e, sob a orientação do governador Ratinho Junior, estamos realizando a equalização de todos os municípios, fora dos grupos prioritários, para chegarmos no final do mês de agosto com 80% da população-alvo vacinada”, afirmou.
Fonte: AEN