Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Gaeco cumpre mandados em Medianeira, São Miguel, Missal e mais dois municípios

Foram cumpridos, nesta data, 15 mandados de prisão preventiva na Operação chamada “Desviados II”

Gaeco cumpre mandados em Medianeira, São Miguel, Missal  e mais dois municípios

Na manhã desta quarta-feira (30), o Núcleo Regional do GAECO de Foz do Iguaçu, com apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, deflagrou a chamada Operação “Desviados II”1. Foram cumpridos, nesta data, 15 (quinze) mandados de prisão preventiva e suspensão do exercício das funções públicas, além de 23 (vinte e três) mandados de busca e apreensão, nos Municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Foz do Iguaçu e Cláudia/MT, sendo um deles cumprido nas dependências da 2ª Companhia da Polícia Militar de Medianeira. 

Todos os alvos são Militares lotados, à época dos fatos, na precitada Companhia da Polícia Militar. A investigação apura a suposta prática, pelos agentes, dos delitos de organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica.

Durante as investigações, restou demonstrado, a princípio, que os Policiais Militares alvos, utilizando-se do cargo público que ocupavam, ao abordarem pessoas com mercadorias oriundas do estrangeiro (especialmente Paraguai), sem o devido pagamento de tributos, se apropriam indevidamente de parte ou totalidade dos produtos, com liberação do abordado, incidindo, assim, nos crimes militares de peculato e prevaricação. 

Ainda, para conferir aparente legalidade à abordagem, registravam boletins de ocorrência ideologicamente falsos, com informações genéricas, sem a descrição pormenorizada dos produtos apreendidos, o que lhes facilitava o suposto desvio de parte ou totalidade da carga.

Durante o cumprimento dos mandados foram recolhidos armas da Corporação, distintivos, coletes balísticos, cédulas funcionais, além de apreendidos documentos diversos, equipamentos eletrônicos, celulares e valores em espécie.

Os mandados de prisão preventiva, afastamento do exercício das funções públicas e busca e apreensão foram expedidos pelo Juízo da Vara da Auditoria Militar Criminal de Curitiba/PR.

Fonte: Gaeco