106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A pandemia de Covid-19 colocou o acesso à informação apurada, checada e verificada em cheque. Neste contexto de pandemia, não são apenas os jornalistas que desempenham o papel de comunicadores. Na era da tecnologia, a informação chega pelo celular de forma muito mais rápida. Mas entre tantas notícias, você consegue separar, com clareza, o que é verdade e o que é Fake News (notícia falsa)?
É nesse ponto que entram os influenciadores digitais que diante de notícias falsas, podem contribuir para o acesso a boa informação. E já existe até uma competição para incentivar a participação dos influenciadores.
O projeto @influencer.dobem idealizado por uma mobilização denominada @unidospelavacina quer esclarecer as notícias falsas propagadas por uma minoria em relação à vacina. E foi assim que surgiu o reality show Influencer do Bem, com apoio do Dj. Alok e de Luiza Trajano do Magazine Luiza.
A iniciativa é um jogo virtual e individual com 8 fases e alguns desafios. Para isso, os competidores (influencers) terão que utilizar as suas redes sociais para obter o maior alcance e influência na conscientização da prevenção e vacinação contra a Covid-19.
As inscrições foram abertas no início de junho e 1.240 participantes foram selecionados. Entre eles, está a moradora de Santa Helena, Andressa Cecchim. Ela conta que se interessou pelo reality por que ele incentiva a vacinação e ajuda a combater as fake news, mas não pensou que poderia ser selecionada. “Ainda é tudo muito novo pra mim e estou me acostumando”, conta.
Ela relata que quis participar porque já viu muita gente acreditando em mentiras sobre a vacina. “Muita gente ainda acredita que a segunda dose, por exemplo, é dose de reforço e não é. Já saiu muita mentira e eu achei muito legal poder levar informação com apoio de médicos e infectologistas sobre o que é a vacina e a importância que ela tem”, conta.
Primeira etapa
O desafio segue com atividades ao longo de todo o mês de julho e encerra em agosto. Até lá, os participantes poderão participar de lives com doutores infectologistas para tirar todas as dúvidas e repassar informações baseadas em artigos científicos já publicados. “Tudo com embasamento e referenciado”, explica Andressa.
Nesta semana, ela já participou da primeira etapa da competição que aconteceu na última quarta-feira (30). “A gente precisou postar nos stories mitos e verdades sobre a vacina. Aí tem uma plataforma que vai medindo nosso engajamento nesses stories”, conta.
Nas próximas etapas haverá desafios para incentivar a prevenção e a vacinação, homenagear as vítimas da Covid-19 e também incentivar os cuidados com a saúde mental, valorizar quem tem feito a sua parte e contribuir com o comércio local.
Premiação
A cada etapa, os participantes vão acumulando pontos a partir do maior alcance obtido. Ganha quem tiver o melhor desempenho.
O vencedor participará de uma live com o DJ. Alok e ganhará um Iphone 12 do MagaLu, além de um Macbook.
Fonte: O Bem Oeste