Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

ANS determina redução de mensalidades para planos de saúde

Pela primeira vez, planos de saúde terão diminuição no valor das mensalidades.

ANS determina redução de mensalidades para planos de saúde

Os planos de saúde individuais e familiares vão ter queda de 8,19% nas mensalidades. O reajuste foi definido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), tendo como base a diminuição de despesas com assistência médica por parte das empresas durante a pandemia. Segundo a Agência, os custos do setor não são vinculados a um índice de preços, mas de valor. Ou seja, o custo final do plano de saúde é impactado por fatores como o aumento ou queda da frequência de uso do plano e a inclusão de novas tecnologias.

As novas taxas valem a partir de maio deste ano até abril de 2022 e o reajuste deve ser concedido retroativamente nas próximas parcelas de acordo com a data de aniversário do plano, como explica a advogada Melissa Kanda, especializada em Direito à Saúde.


Para planos com aniversário entre março e julho, os novos valores devem começar a ser pagos no máximo até setembro, com desconto retroativo até o mês inicial do contrato. Para os demais, as operadoras devem iniciar a cobrança em até, no máximo, dois meses após o aniversário do contrato, com o desconto retroativo aos meses de atraso. O desconto deve ser concedido de forma automática, caso isso não aconteça, a advogada explica como proceder. 


Fonte: AERP - Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná