Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Unioeste está entre as 100 melhores universidades latino-americanas

Com o bom desempenho nos Rankings, espera-se que cada vez mais a Unioeste cresça enquanto instituição, de forma a proporcionar melhorias no ensino, pesquisa e extensão para a sociedade como um todo.

  • 14/07/2021
  • Foto(s): Assessoria Unioeste
  • Região
Unioeste está entre as 100 melhores universidades latino-americanas

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, pela primeira vez ficou entre as 100 melhores universidades latino-americanas. A ascensão no Ranking se deve ao comprometimento da Unioeste com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), relacionados com pesquisa, divulgação e governança global. O Ranking foi divulgado no dia 14 de julho, pela revista inglesa Times Higher Education (THE).

Juntamente com a Unioeste, entraram para o ranking das 100 melhores as universidades paranaenses: Universidade Federal do Paraná na 22ª posição; Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Estadual de Maringá, na 45ª, 47ª e 48ª posições, respectivamente; Universidade Tecnológica Federal do Paraná na 84ª posição e a Universidade Estadual de Ponta Grossa na 86ª posição. Na atual edição do Ranking, 177 universidades latino-americanas se classificaram, dessas, 67 são universidades brasileiras, 28 chilenas, 24 colombianas, 23 mexicanas, 11 equatorianas, 9 argentinas e 8 peruanas. Entre as universidades brasileiras o primeiro lugar é ocupado pela USP.

O Reitor em Exercício da Unioeste, Gilmar Ribeiro de Mello, comenta a colocação: “É uma honra e resultado de muitos esforços a Unioeste ser a 74º melhor Universidade da América Latina. A colocação no Ranking demonstra a resiliência da nossa comunidade acadêmica e reforça a qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão bem como da importância da ciência para a sociedade. É importante comemorar os resultados obtidos, para que no futuro possamos, cada vez mais, galgar novos espaços nos âmbitos latino-americano e global.”

No ano de 2020 a Unioeste estava entre as 125 melhores Universidades da América Latina, esse salto significativo marca uma nova página na história da instituição. Além do destaque no âmbito latino-americano, a Unioeste recentemente foi destaque no Young University Ranking, que retrata como “jovens universidades” aquelas fundadas a partir da década de 70. Na categoria de Engenharia Civil, 10 instituições brasileiras foram ranqueadas, e a Unioeste conquistou a sexta posição.

A colocação se deve à dedicação da Universidade com o desenvolvimento de projetos de construção sustentável. Em 2002, antes mesmo de as certificações de sustentabilidade proliferarem no Brasil, a Unioeste criou a “Casa Inteligente”, na qual a energia solar, a ventilação cruzada e o reaproveitamento de água da chuva são características da sustentabilidade desse espaço.

Com o bom desempenho nos Rankings, espera-se que cada vez mais a Unioeste cresça enquanto instituição, de forma a proporcionar melhorias no ensino, pesquisa e extensão para a sociedade como um todo.

Fonte: Assessoria Unioeste