106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Os servidores da Receita Federal, no âmbito da Operação Escudo, realizaram durante essa madrugada, dia 27 de julho, retenção de três veículos com mercadorias descaminhadas do Paraguai. Um deles com fundo falso.
A primeira ocorreu na BR-277, próximo a São Miguel do Iguaçu, quando os servidores da RFB abordaram dois veículos em comboio, um Renault Sandero e um Fiat Stilo. Após fiscalizarem os veículos, foi localizada uma grande quantidade de celulares nos mesmos.
Os condutores dos veículos eram irmãos e segundo eles, levariam a mercadoria até a cidade de Cascavel. No total, foram encontrados cerca de 150 celulares nos veículos. Os veículos e os celulares foram retidos e encaminhados à Receita Federal de Foz do Iguaçu. Essa foi a segunda retenção em menos de 15 dias com os mesmos condutores.
Um pouco depois, por volta das 3h da manhã, foi abordado um Honda Fit, próximo ao pedágio de São Miguel do Iguaçu, na BR-277. A fiscalização minuciosa detectou um fundo falso localizado no teto do veículo contendo eletrônicos diversos, em sua maioria celulares. Segundo o condutor, ele levaria 35 celulares para Maringá-PR. O veículo foi retido e encaminhado à Receita Federal de Foz do Iguaçu. O mesmo condutor já teve mercadorias retidas em outra situação nos últimos 30 dias.
As mercadorias somadas têm valor estimado em R$ 159 mil. Aos veículos será aplicada a pena de perdimento.
A Receita Federal disponibiliza telefones de contato para denúncias, de forma anônima, por meio dos números (45) 9 9152-2036 e (45) 9 9134-0100.
Essa iniciativa está inserida no âmbito do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), instituído pelo Decreto nº 8.903/2016, tem como diretrizes a atuação integrada e coordenada dos órgãos de segurança e de fiscalizações atuantes nas fronteiras, e como foco, o fortalecimento da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, como contrabando, descaminho, tráfico de drogas, armas e medicamentos, entre outros.
Fonte: Assessoria RFB