106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Com a estiagem severa que atinge o Estado do Paraná e após as ocorrências de geadas no último mês, registros de incêndios ambientais tendem a aumentar significativamente. Desta forma, o Corpo de Bombeiros orienta que cuidados nesta época do ano devem ser redobrados porque o fogo descontrolado pode se alastrar rapidamente.
A região oeste possuí extensa área de cultivo agrícola e com o início da colheita do milho safrinha, aumentam os riscos de incêndio em lavouras. O comandante do posto do Corpo de Bombeiros de Santa Helena e coordenador regional da Defesa Civil, 2º Tenente Cesar Piana, explica que para manter o patrimônio seguro e sem prejuízos no campo, a colaboração da população trabalhando de forma preventiva é importante.
O mês de agosto possui condições favoráveis para a ocorrência de incêndio e o manejo do fogo deve ser feito de forma defensiva. Uma parcela significativa dos incêndios é causada pela ação humana, com as queimadas irregulares de vegetação e de lixo, bitucas de cigarro lançadas no mato e plantações.
Além disso, o tempo mais seco também induz o registro de baixos índices de umidade relativa do ar, situação que já está sendo observada em grande parte do Estado, principalmente sobre as faixas mais ao norte e oeste do Paraná.
Em situações de emergência, o contato com o Corpo de Bombeiros em Santa Helena é o 193, Defesa Civil 199 e o posto disponibiliza ainda o número (45) 3268-1819.
Ouça as orientações do 2º Tenente Cesar Piana.
Fonte: Costa Oeste News