Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Polícia Militar comemora 167 anos com foco na eficiência e na proteção da sociedade

Solenidade foi marcada com o início oficial da preparação de 122 cadetes da PM e do Corpo de Bombeiros

Polícia Militar comemora 167 anos com foco na eficiência e na proteção da sociedade

A solenidade de comemoração dos 167 anos de criação da Polícia Militar do Paraná, nesta terça-feira (10), foi marcada com o início oficial da preparação de 122 cadetes da PM e do Corpo de Bombeiros aprovados no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – eles receberam o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete.

O evento também concedeu a militares estaduais e civis a medalha Coronel Sarmento, honraria de maior prestígio da Corporação, outorgada a pessoas que contribuíram para o crescimento da PM.

A cerimônia ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), organizada para evitar aglomerações e respeitar as medidas sanitárias de enfrentamento ao coronavírus.

O comandante-geral da PM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, disse que a história da corporação e o sacrifício de muitos policiais foram essenciais para consolidar o respeito e a admiração que a PM possui por parte sociedade. “A PM foi construída por várias mãos. Nossos antepassados deixaram uma herança muito importante e hoje trabalhamos para fazer uma Polícia Militar nova, com gestão moderna, alinhada com a atual situação do País e do nosso Estado”, afirmou.

Estreitar laços com a comunidade e reestruturar a área administrativa são os focos atuais. “Estamos num processo de análise de enxugamento da máquina administrativa para que possamos aplicar o maior número possível de policiais militares na atividade-fim, que é o policiamento na rua. Além disso, promovemos cursos de especialização e de capacitação para dar uma melhor resposta à sociedade em curto prazo”, detalhou o coronel.

O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, participou da entrega da medalha Coronel Sarmento. “A Secretaria compareceu para prestigiar o evento e para levar as pautas positivas à PM. O Governo do Estado, desde o início da gestão Ratinho Junior, montou um planejamento e hoje podemos dizer que a PM está diferente. Estamos buscando cada vez mais não só recursos humanos, mas também ferramentas e veículos adequados, tecnologia e armamentos”, disse.

HOMENAGEM – A medalha Coronel Sarmento, maior honraria da Polícia Militar do Paraná, é conferida anualmente pelo chefe do Executivo, mediante proposta do comandante-geral. A medalha é entregue àqueles que mais se destacaram ao longo do ano em favor da causa pública e contribuíram para o crescimento da corporação.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Gerson Gross, foi um dos que receberam a medalha. “Fiquei muito honrado, pois coroa a minha carreira e significa que o trabalho feito até aqui foi eficiente. É muita alegria comemorar os 167 anos da Polícia Militar, que tem uma história que se confunde com a emancipação política do nosso estado”, destacou.

ESPADIM TIRADENTES – O evento também marcou o início da carreira militar dos 122 cadetes (98 da Polícia Militar e 24 do Corpo de Bombeiros), incluindo seis da Polícia Militar do Espírito Santo. Durante a solenidade, os padrinhos e as madrinhas entregaram o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, aos futuros oficiais, que os acompanhará no período de três anos de formação acadêmica, até a formatura, quando entregam esta arma para receber a espada, símbolo do oficialato.

MOTIVAÇÃO – A cadete Eliziane Torres Matte trouxe os familiares para comemorar a inclusão na Polícia Militar. “É um sentimento maravilhoso, esperei muito tempo por isso e, principalmente agora, recebendo o espadim. Desde criança sempre tive muito apreço pela farda. Quando tive que decidir por uma carreira profissional ainda no Ensino Médio já escolhi a Polícia Militar e estudei por quatro anos, até passar no vestibular”, explicou.

Outros cadetes que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais (CFO) seguem o exemplo de seus pais, que atuam na corporação ou já seguiram para a reserva remunerada. No caso do cadete Artur Bodner, a referência do pai, o tenente-coronel Robson Bodner, foi o maior incentivo.

“Sempre tive motivação para seguir a carreira policial militar e fazer o melhor naquilo que me for confiado”, disse. O pai completou que se sente realizado pela escolha do filho. “No atual cenário de desconstrução de valores, temos a continuidade daquilo que acreditamos, das coisas boas, do convívio com pessoas de bem, é uma realização pessoal familiar indescritível”, afirmou o tenente-coronel.

HISTÓRIA – A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de Caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da Corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e sua atuação teve papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai.

PRESENÇAS – Estiveram na solenidade o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o deputado estadual Tiago Amaral; o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres; o chefe do Estado-Maior da PM, coronel Adilson Luiz Lucas Prüsse; o diretor de Finanças da PM, coronel Gelson Marcelo Jahnke; o diretor de Ensino e Pesquisa, coronel Vanderley Rothenburg; o comandante da APMG, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garret; o comandante do 5º Comando Regional, tenente-coronel Sérgio Almir Teixeira; o comandante do 2º Comando Regional, Hilberaldi Correia de Lima; o comandante do 1º Comando Regional, coronel Wagner Lucio dos Santos; o comandante do 6º Comando Regional, coronel Renato de Oliveira Ribas Filho; além de demais oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros.

Fonte: AEN