106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nos últimos dias alguns colaboradores da faculdade UNIGUAÇU participaram de um programa muito importante desenvolvido pelo SEBRAE, o Habitats de Inovação.
Foi realizado o encontro de mais de 30 Ambientes de Inovação que estão em desenvolvimento no Paraná, onde foram apresentados os resultados e planejamento de cada ambiente, e a UNIGUAÇU esteve presente, apresentando e compartilhando suas ideias.
Foram 12 encontros semanais de estudos, discussões, análises e desenvolvimento para a construção de um ambiente que promova a cultura da inovação e do empreendedorismo.
Ao todo, 4 colaboradores da faculdade UNIGUAÇU participaram. O coordenador de pesquisa e extensão, professor Dr. Fábio Corbari, diretor administrativo, Me. Leandro Scherer, coordenadora do curso de administração, professora. Ma. Karen Raphaele Cantaleano e a auxiliar administrativa, Sandra Salete Pillecco Maria.
Espera-se, que com a participação desse programa, a faculdade fortaleça suas ações voltadas para o aprimoramento da gestão e do empreendedorismo na instituição, com o objetivo de promover oportunidades para o apoio ao desenvolvimento de ideias dos alunos, professores e colaboradores, objetivando a construção de startups e empresas sustentáveis.
O coordenador de pesquisa e extensão, professor Dr. Fábio Corbari nos contou como foi poder participar desta experiência.
“Foi uma troca de experiências com outros habitats de inovação que com certeza irão gerar bons frutos. Esperamos que esse processo de capacitação seja a base para o desenvolvimento de ações voltadas para a inovação e empreendedorismo, buscando apoiar as ideias de público externo e interno da UNIGUAÇU e transformar sonhos em realidade, com o surgimento de startups, empresas e negócios apoiados pelo nosso Ambiente de Inovação”.
O que é o Programa Habitats de Inovação do SEBRAE?
A metodologia aplicada nos encontros do Habitats de Inovação do SEBRAE consiste no desenvolvimento ferramental padronizado para posterior customização de cada ambiente de inovação apoiado, promovendo a realização de workshops com a equipe de gestão de cada ambiente de inovação para estruturar sua operação, a fim de cada um entregue mais e melhores resultados para seu ecossistema. Para isso, foram realizadas sessões de acompanhamento do processo de implantação do novo modelo de gestão. Além de todo o processo ser baseado nas premissas do Modelo de Gestão CERNE, criado pela Anprotec para elevar os resultados dos habitats de inovação no país.
Sandra Salete Pillecco Maria que também participou do programa, explicou que por meio do projeto conseguiu aprender ainda mais sobre o que é inovação.
“Aprendi muito nesse período do curso, tudo é inovação e nem sempre a tecnologia está presente. E poder ver isso de uma maneira simples deu um grande norte. A proposta é trazer isso pra dentro da faculdade, levar para os alunos e também para a comunidade local uma oportunidade de fazer negócios com ideias simples e que sejam inovadoras”.
Próximo passo!
Com a finalização do curso, o objetivo dos participantes é criar um núcleo de inovação e empreendedorismo da UNIGUAÇU, promovendo ações estratégicas para fortalecer a cultura de inovação e empreendedorismo, não só com os alunos, professores e colaboradores, mas com toda a comunidade de São Miguel do Iguaçu e região. Além disso, planeja-se, para o início de 2022, o lançamento do Programa de Pré-Incubação da UNIGUAÇU, que pretende, a partir de uma programação construtiva, tornar a idéia de alunos da instituição em startups e empresas que inovem e tragam benefícios para a região.
Fonte: Assessoria