106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Uma família produz hortaliças o ano todo independente da estação, inclusive as estufas resistiram a quatro geadas só neste inverno. Faz apenas cinco anos que a família Brixner iniciou a produção de hortaliças hidropônicas, técnica que não utiliza terra, apenas água no cultivo. Seu Estanilau, ou seu Delfim, como é conhecido, e sua esposa Normélia, já tentaram de tudo na vida, mas acho que agora encontram a profissão certa.
O Expedição Costa Oeste está na Comunidade de Linha Minosso, a um quilômetro da cidade de São Miguel do Iguaçu, no oeste do Paraná. Distancia estratégica para garantir as entregas de hortaliças fresquinhas. No verão a produção chega atingir o pico de sete mil pacotes por semana, no inverno a demanda cai para três mil.
O sistema de hidroponia não pode ser montado a céu aberto. A estufa precisa ter uma cobertura que permita espalhar melhor a luz do sol para todas as hortaliças. A estrutura necessita de uma plataforma com tubos, cheia de furos, é onde as verduras serão semeadas e cultivadas. O casal conta com a ajuda do filho no processo.
Desta forma a água que carrega todos os nutrientes garantem que os pontinhos verdes nas bandejas se desenvolvam. As estufas e o sistemas de água corrente ajudaram as hortaliças a resistirem a quatro geadas só neste inverno, garantindo verduras fresquinhas o ano todo.
Seu Delfim fez várias ampliações e melhorias e contou com um impulso bem especial. Quando descobrimos nossa vocação, não pensamos em fazer outra coisa da vida. Mas, infelizmente nem tudo é fácil, só que não.
Fonte: Costa Oeste News