No último sábado, 4 de junho, Daniel Barroso de Oliveira Junior, aluno do 2º ano do Ensino Fundamental, foi premiado com o primeiro lugar no Concurso Literário promovido pelo Programa de Revitalização e Despoluição dos Rios Urbanos de Curitiba. Ao receber o prêmio - um computador - ele aproveitou para cantar o rap que compôs para participar do concurso promovido pelo Sicredi e pela Sanepar.
Além dele, outros seis alunos tiveram seus trabalhos reconhecidos e ganharam um televisor 42??? (segundo lugar), um telefone celular (terceiro), três tablets (houve empate no quarto lugar) e uma bicicleta (quinto). A festa de premiação foi realizada no auditório da UniBrasil, em Curitiba (PR), reunindo mais de 300 pessoas.
O que estimulou as crianças a participarem do Concurso Literário foi a pergunta: "como podemos ajudar a despoluir o Rio Atuba?". Mais de 25 mil alunos de 64 escolas próximas à Bacia participaram e foram repórteres por um dia para responder à questão e concorrer a prêmios. Além dos prêmios aos primeiros colocados, todos os participantes receberam um Certificado de Participação.
De acordo com o presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ, Manfred Dasenbrock, a colaboração e a cooperação foram os grandes protagonistas da iniciativa. ???A despoluição dos rios da nossa região só será possível se todos contribuírem. ?? preciso atuação em conjunto, tanto de órgãos públicos, instituições privadas e, acima de tudo, da comunidade. Esse concurso literário procurou estimular os moradores dessas áreas a provocarem o pensamento crítico para que seja possível atingirmos essa meta???, disse.
O evento de premiação contou também com a apresentação do coral Banda & Coro, de alunos de Almirante Tamandaré (PR), e de representantes da Sanepar, do Sicredi e da UniBrasil.
Fonte: Central Press | Luiza Lafuente