106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No final da manhã desta terça-feira (17), mais uma balsa realizou a travessia de caminhões através Porto Internacional de Santa Helena (Brasil) à Porto Índio (Paraguai). Este é o segundo carregamento de caminhões realizado em cerca de 15 dias em razão da greve dos caminhoneiros no país vizinho.
Da mesma maneira que ocorreu na última quinta-feira (12), os caminhões foram autorizados a entrar no Paraguai, mas devem permanecer estacionados em Porto Índio. Devido a esta paralisação, dezenas de caminhões estão estacionados em ambos os portos da fronteira às margens do Lago de Itaipu.
Os caminhoneiros estão reivindicando aumento no valor pago pelos fretes. Além disso, os profissionais do transporte relatam que um dos problemas enfrentados pela categoria também condiz ao alto preço do diesel.
Nesta segunda-feira (16), a polícia paraguaia agiu contra os manifestantes para tentar desobstruir os locais onde há manifestação e controle do tráfego. Com a paralisação, medicamentos, combustível e alimentos começaram a faltar, causando temor entre a população.
Enquanto deputados e senadores não aprovam o projeto que estabelece valores de custo operacional e preço mínimo de referência para o serviço de frete, os caminhoneiros devem permanecerem parados por tempo indeterminado no Paraguai.
Fonte: Costa Oeste News