106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Nesta quarta-feira (01), em Guaíra, o Comitê Local Gestor de Coronavírus, reuniu-se na sede da Guarda Municipal, para deliberar o novo decreto de enfrentamento do vírus covid-19.
O Diretor de Vigilância em Saúde, Francisco do Amaral Fontes, iniciou a reunião apresentando os atuais dados epidemiológicos e ressaltando a seriedade do dobro de casos positivos em Guaíra, em um comparativo entre o boletim publicado em meados do meio de agosto, e os dados apresentados na data de ontem, 31 do mesmo mês.
Ainda, comentou que tal aumento foi observado a partir do feriado do dia dos pais, principalmente nas ILPIs — Instituições de Longa Permanência.
Apresentou também o percentual de vacinação contra o vírus covid-19, sendo que 20.552 pessoas já tomaram a primeira dose, 663 receberam dose única, e 8952 estão imunizadas com às duas doses. "A vacinação aumentou cerca de 10% em 15 dias. Estamos reforçando a divulgação das chamadas para a segunda dose, visando avançar cada vez mais nesta campanha de vacinação", destacou o Diretor.
O Procurador Jurídico, Dr. João Fernando Grecillo, abordou a publicação do Decreto Estadual nº 8568, realizada pelo Governador Ratinho Jr. na data de ontem (31).
Em suma, o Governador ratifica as atuais medidas implementadas e prorroga a validade das disposições até o dia, 15 de setembro de 2021.
Em sequência, os presentes passaram para a leitura das pautas a serem discutidas, onde foi votado e acatado a permanência das mesmas medidas já em vigor.
O Secretário de Saúde, Marcos Rigolon, enfatizou a preocupação frente às taxas de ocupação dos leitos de UTI das regionais de saúde do Paraná, inclusive com possível reflexo ao sistema de atendimento de saúde em Guaíra, que pertence à 20ª Regional de Saúde de Toledo. "Nem todas as cidades estão tão avançadas na vacinação quanto Guaíra, principalmente as que fazem parte da nossa região. Isso é muito preocupante, pois, o risco de contaminação ainda é evidente e muito alto", reforçou Marcos.
O Prefeito e Presidente do Conselho de Municípios Lindeiros, Heraldo Trento, salientou a frase que faz questão de reforçar em todas as reuniões: "Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, os municípios não podem ser mais liberais do que as medidas adotadas pelo Estado. Podem ser mais severos, mas liberais não. Precisamos de prudência e responsabilidade nesse momento complicado que enfrentamos".
O Decreto Municipal ainda não foi publicado, e deverá entrar em vigor a partir de amanhã (02).
Fonte: DICSI - Texto e Foto: Andressa Teleste/Revisão: Cíntia Marques