106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Após colher o milho os produtores estão se preparando para o plantio da soja. Na propriedade da família Sauthier, o solo já começa a ser preparado para receber a soja. O produtor já tem data para o plantio, mas aguarda o mais importante, a chuva. Nelson vive com a família na Comunidade de Linha Sávio, em Medianeira, no Oeste do Paraná. Sempre foi agricultor, mas antes de pensar nas condições do tempo ele precisa ficar atento as ervas daninhas, em especial a buva, que aproveita o período de entre safra para se desenvolver.
Quem escolhe está profissão desde cedo aprende a interpretar as mudanças do tempo. Conforme o pai de Nelson, seu Nelton, fica cada vez mais difícil entender o porquê as estiagens e precipitações estão cada vez mais desregulados e a situação preocupa. No ano passado na mesma época os agricultores da região tiveram que conviver com a difícil decisão de semear no pó ou aguardar a chuva. O atraso no plantio afetou o milho safrinha, que ficou exposta a seca e geadas.
A partir do dia 10 de setembro, quando termina o vazio sanitário, a safra 2021/22 começa para valer. O agricultor pode até sentir os impactos de uma safra ruim, se preocupar, mas a fé e a convicção o mantém produzindo.
Fonte: Costa Oeste News