Não são apenas os cascavelenses com medo de enfrentar o frio que ficam temerosos com a possibilidade de geada nos próximos dias na região oeste. De acordo com os meteorologistas, deve gear nos próximos três dias.
O Deral (Departamento de Economia Rural) e os agricultores que devem realizar a colheita do milho safrinha nas próximas semanas já estão em alerta com a condição climática.
Conforme o Simepar (Instituto de Metereologia do Paraná), a partir de quarta-feira (8), a massa de frio intenso possibilita que a umidade e a nebulosidade diminuam, o que provoca a formação de geada na maioria das regiões nas próximas 72 horas, ou seja, até sexta-feira (10).
A condição preocupa, pois conforme o Deral, 75% dos 378 mil hectares de milho plantados nos 28 municípios monitorados pelo departamento de Cascavel estão na fase de frutificação, ou seja, de formação e, por isso, estão susceptíveis a geada.
Porém, a planta só será afetada caso a geada seja de alta intensidade.
Nas últimas semanas, apenas 5% da safrinha foi colhida e, os outros 20% estão na fase de maturação, e não serão afetados pela condição do tempo.
Fonte: Catve