106,5 FM
Rádio Costa Oeste
No feriado, a previsão é de muito calor em Medianeira. Os institutos meteorológicos apontam temperaturas superiores a 35 graus. A Sanepar alerta que os mananciais de abastecimento de Medianeira ainda não recuperaram a vazão e, neste período, é importante priorizar o uso da água para consumo humano e higiene pessoal.
O gerente regional da Sanepar Nilton Perez afirma que o sistema de abastecimento de água em Medianeira está em alerta e a participação dos moradores de Medianeira tem sido fundamental para superar a crise hídrica. “A média do consumo residencial na cidade caiu 5%, o que demonstra o esforço da população em manter o uso racional de água. E, com a chegada do calor, contamos com a participação de todos para que não falte água na cidade”, diz o gerente.A economia, além de ser um fator de consciência ecológica, também faz bem para o bolso do consumidor. Por isso, sempre vale lembrar algumas dicas de como usar adequadamente a água tratada.
- Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.
- A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.
- A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.
- Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.
- Lave o carro usando balde: isso economiza até 300 litros de água.
- Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.
- Reduza o tempo da torneira aberta enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.
Fonte: Assessoria SANEPAR