Tanto o chá de hortelã quanto seu óleo essencial podem nos ajudar a aliviar dores de cabeça e o mal-estar geral. A infusão melhora a digestão e reduz a dor estomacal.
Um chá de hortelã morno pode ser um remédio excelente para os dias em que sentimos dores de cabeça ou no estômago.
Esta planta medicinal contém múltiplos benefícios para nossa saúde digestiva e é um recurso fabuloso para nossas sobremesas e para tratar doenças comuns que nos afligem no dia a dia.
Sabemos que existem muitos tipos de hortelã, mas a que vamos usar em nosso chá será a hortelã-pimenta.
Você pode encontrá-la em qualquer loja de produtos naturais, e é a mais conhecida para preparar deliciosos chás, tão relaxantes quanto agradáveis.
A hortelã: planta de inúmeros benefícios
Esta planta tem sido utilizada desde a antiguidade como parte da medicina natural capaz de tratar a mente e o corpo. Se tem capacidade de trabalhar nossas emoções, é graças ao aroma e aos seus óleos essenciais capazes de relaxar ou inclusive estimular.
Saiba mais a seguir.
Hortelã para o aparato digestivo
Segundo a revista Medical News Today, o óleo de hortelã é um tratamento eficaz e seguro para pacientes que sofrem da síndrome do intestino irritável.
Podemos tomar desde infusões até cápsulas que vendem em farmácias.
Melhora nossas digestões ajudando-nos a estimular a produção de bile para que os alimentos se sintetizem e se absorvam melhor no intestino.
Graças aos seus princípios ativos, aliviamos qualquer dor estomacal e intestinal combatendo flatulências.
Como curiosidade, diremos que adicionar algumas folhinhas de hortelã e inclusive um pouco de seu óleo essencial pode ser um bom substituto do açúcar. Ela oferece, sem dúvidas, um sabor intenso e diferente, que você pode experimentar, por exemplo, com o café.
Hortelã para a dor de cabeça
O chá é um bom vasodilatador que nos ajudará a combater cefaleias associadas à tensão ou ao cansaço. Fica claro que, em caso de sofrer de enxaquecas, ele não será muito efetivo, por isso muita gente prefere fazer uso do óleo essencial de hortelã nestes casos.
Em caso de enxaqueca podemos aplicar duas gotas de óleo essencial na testa e massagear pouco a pouco com movimentos circulares. Graças ao seu efeito vasodilatador, a circulação sanguínea se torna lenta e o resultado é imediato.
Se o que você sente é uma dor de cabeça acompanhada por náuseas e enjoos, não deixe de preparar um chá de hortelã morno, nem muito quente e nem muito frio. ?? muito terapêutico.
Hortelã para o sistema respiratório
A hortelã é rica em ácido ascórbico, um composto que nos ajudará a eliminar a mucosidade em caso de resfriado.
Por sua vez, o mentol se lança como um potente descongestionante para as vias respiratórias, ao mesmo tempo em que nos permite regular a temperatura corporal de um modo muito efetivo se apresentamos febre.
O tinol presente nas folhas nos permite regular os incômodos episódios de tosse. ?? um remédio natural contra a tosse muito usado pela indústria farmacêutica.
Como preparar meu chá de hortelã para dores de cabeça e de estômago?
Ingredientes
1 colher de sopa de hortelã (10 g)
1 copo de água (200 ml)
1 colher de chá de mel orgânico (7,5 g)
Preparo
Para nos beneficiarmos ao máximo desta infusão, sempre será mais recomendável usar um bule de barro ou de argila. Os de alumínio ou qualquer outro tipo de metal não respeitam as propriedades das plantas na hora de cozinhar.
A primeira coisa a fazer será lavar bem as folhinhas de hortelã e, assim que a água começar a ferver, adicionar a planta para permitir que seus óleos essenciais se soltem na água pouco a pouco.
Deve ficar no fogo baixo por pelo menos 20 minutos. Depois, permita que repouse por mais 10 minutos. Coe todo o conteúdo e coloque-o em sua xícara favorita. Adoce com mel e desfrute.
Contraindicações da hortelã
As crianças menores de 2 anos não podem tomar mentol, assim como mulheres grávidas ou em lactação.
Se você tem úlceras estomacais ou sofre de cálculos biliares, é melhor evitar o consumo já que esta planta aumenta a produção de bile.
Massagens com hortelã em caso de dor de cabeça
Para aproveitar todos os benefícios da hortelã em caso de cefaleia tensional ou cansaço, vale a pena comprar, seja em farmácias ou lojas de produtos natural, o óleo essencial desta planta.
O que faremos neste caso será colocar um pano de algodão umedecido com água na geladeira para que refresque por alguns minutos. Depois, aplique na testa algumas gotinhas de óleo essencial de hortelã
para depois fazer uma pequena massagem com este pano refrescante.
Fonte: Melhor com saúde