106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A secretaria municipal de Saúde de São Miguel do Iguaçu vai realizar nesta sexta-feira e no sábado, dias 24 e 25 de setembro, a aplicação da 2ª dose das vacinas contra a Covid-19. O diretor do Departamento de Epidemiologia, Vigilância Sanitária e Ambiental, Volnei Augusto Schoninger, explica sobre o cronograma:
Na sexta-feira, dia 24, será aplicada a 2ª dose da AstraZeneca/Fiocruz na população em geral vacinada até o dia 03 de julho. Inicialmente estava pré-agendada para o sábado, porém a vacinação foi antecipada em um dia por conta da organização e logística da secretaria.
A aplicação das doses vai ser realizada na Igreja Matriz, seguindo o modelo drive thru, no horário das 08h30 às 10h00.
Já no sábado, dia 25, no período da manhã, no horário das 08h30 às 11h30, será aplicada a 2ª dose da vacina Pfizer, na população em geral que recebeu a primeira dose no dia 10 de julho ou em data anterior.
A aplicação da dose complementar foi antecipada devido a recomendação de diminuir de 12 para 8 semanas de intervalo entre as duas doses da Pfizer. Inclusive, a secretaria de Saúde vai adiantando as datas dos demais vacinados com imunizante deste laboratório conforme disponibilidade de doses.
Já no sábado à tarde, das 13h00 às 14h30, será aplicada a 2ª dose da vacina Butantan nos vacinados até o dia 31 de agosto.
Nos dois períodos do sábado a vacinação será realizada no Salão de Eventos da Igreja Matriz (Salão Paroquial), com a imunização seguindo ordem de chegada.
Para receber a 2ª dose é obrigatória a apresentação da carteirinha contendo a 1ª dose, além do CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência.
Para receber a vacina é preciso apresentar RG, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência.
O Governo do Paraná vai disponibilizar a 3ª dose para o público imunocomprometidas (aqueles cujos mecanismos normais de defesa contra infecção estão comprometidos). Essas pessoas já possuem um cadastro prévio, junto a Secretaria Municipal de Saúde.
Para receber a terceira dose é preciso apresentar o laudo médico para provar. Como explica, Volnei no vídeo abaixo.
A Saúde do Município está aguardando o repasse do Estado para aplicar a 3ª dose nos idosos.
Para a imunização dos adolescentes o município também aguarda o repasse do Governo Estadual para iniciar o calendário de vacinação.
Mas, o cronograma seguirá primeiramente com os que possuem deficiência permanente, comorbidades, gestantes e depois público geral.
O diretor da Vigilância reforça para que os pais deixem a documentação atualizada para adiantar o processo.
Fonte: Costa Oeste News com Assessoria