106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Acamis (Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Missal) recolhe cerca de 49 toneladas de lixo reciclável por mês, através de um trabalho de coleta idealizado a partir de ecopontos, que são espaços destinados nas comunidades rurais do município para recolha do material de forma separada, ou seja tudo que pode ser reaproveitado é destinado para o local. No inicio foram implementados 10 ecopontos, a aceitação foi tão positiva pela população que o número aumentou rapidamente passando para 35.
O projeto de ecopontos surgiu em 2019, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados com o meio ambiente, como explicar a tecnóloga ambiental, Pâmela Gallas Buche.
Segundo Pâmela, em 2019 a Acamis recolhia em média 28 toneladas de lixo reciclável por mês, no final de 2020, já com 35 ecopontos instalados, passou para 36 toneladas/mês, em 2021 a média mensal subiu para 49 toneladas/mês.
Atualmente 20 famílias trabalham diretamente na Acamis.
É importante que a população despeje nos ecopontos apenas materiais recicláveis e não resíduos orgânicos como papel higiênico, fraldas, animais mortos, comida, entre outros.
Pâmela e a Raquel Spies, Chefe de Divisão de Aterro Sanitário, Lixo Orgânico e Recicláveis estiveram no programa Revista Costa Oeste 106,5 FM desta sexta-feira (01) e abordaram detalhadamente sobre o assunto. Assista na íntegra no vídeo abaixo:
Fonte: Costa Oeste News