106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Vereadores de Medianeira conversaram nesta quinta-feira (7), com a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Silvana Garcia Andre, sobre a reforma do novo ensino médio. A reunião foi promovida após o encontro na Câmara, no dia 22 de setembro, com representantes da educação do Município, que protestam contra a suspensão dos cursos técnicos noturnos para 2022.
O Governo do Paraná adotou a suspensão de um ano, com o propósito de organizar o retorno das aulas presenciais, e também melhor implantar as mudanças exigidas pela Lei Federal. Os vereadores reclamam que a suspensão prejudicará as instituições de ensino e, especialmente, muitos alunos, que terão que abrir mão de trabalhar ou estagiar durante o dia para conciliar com os estudos.
Silvana explicou que agora haverá uma grade horária maior a ser cumprida, além da reestruturação na formatação dos cursos. Segundo ela, a educação do ensino médio caminha para a priorização da oferta do ensino profissionalizante integral. “O noturno estará inviável a oferta da sexta aula semanal que exige a legislação, como será no diurno. E para ajustar um modelo viável ainda requer tempo”, disse.
O Executivo e o Legislativo se comprometeram a encaminhar um ofício ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, reivindicando que a paralização não ocorra para não afetar os alunos que terão que esperar o retorno da aula noturna, bem como, solicitar a volta dos cursos técnicos nas escolas cívico militares.
Presentes na reunião os vereadores Aninha Santos Lima, Delcir Berta Alessio, Douglas Gerviack, Fabio Sanem, Ivan Cadeirante, Muniz dos Santos e Marcos Berta, o prefeito Antonio França, o vice Evandro Mees, e a secretária de Educação, Clair Terezinha Rugeri.
Fonte: Assessoria