Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Chefe do Núcleo de Educação de Medianeira comenta sobre motivos para a suspensão dos cursos técnicos noturnos

Os vereadores reclamam que a suspensão prejudicará as instituições de ensino.

  • 08/10/2021
  • Foto(s): Assessoria
  • Região
Chefe do Núcleo de Educação de Medianeira comenta sobre motivos para a suspensão dos cursos técnicos noturnos

Vereadores de Medianeira conversaram nesta quinta-feira (7), com a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Silvana Garcia Andre, sobre a reforma do novo ensino médio. A reunião foi promovida após o encontro na Câmara, no dia 22 de setembro, com representantes da educação do Município, que protestam contra a suspensão dos cursos técnicos noturnos para 2022.

O Governo do Paraná adotou a suspensão de um ano, com o propósito de organizar o retorno das aulas presenciais, e também melhor implantar as mudanças exigidas pela Lei Federal. Os vereadores reclamam que a suspensão prejudicará as instituições de ensino e, especialmente, muitos alunos, que terão que abrir mão de trabalhar ou estagiar durante o dia para conciliar com os estudos.

Silvana explicou que agora haverá uma grade horária maior a ser cumprida, além da reestruturação na formatação dos cursos. Segundo ela, a educação do ensino médio caminha para a priorização da oferta do ensino profissionalizante integral. “O noturno estará inviável a oferta da sexta aula semanal que exige a legislação, como será no diurno. E para ajustar um modelo viável ainda requer tempo”, disse.

O Executivo e o Legislativo se comprometeram a encaminhar um ofício ao governador Ratinho Junior e ao secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, reivindicando que a paralização não ocorra para não afetar os alunos que terão que esperar o retorno da aula noturna, bem como, solicitar a volta dos cursos técnicos nas escolas cívico militares.

Presentes na reunião os vereadores Aninha Santos Lima, Delcir Berta Alessio, Douglas Gerviack, Fabio Sanem, Ivan Cadeirante, Muniz dos Santos e Marcos Berta, o prefeito Antonio França, o vice Evandro Mees, e a secretária de Educação, Clair Terezinha Rugeri.


Fonte: Assessoria