Ouça ao vivo

Moradores estão preocupados com risco de enchente do Rio Leão em São Miguel do Iguaçu

Segundo o SIMEPAR no período da meia noite até as 11h desta sexta-feira (15) choveu 70 milímetros em São Miguel do Iguaçu.

  • 15/10/2021
  • Foto(s): Tatyelle Schunemann/Costa Oeste News
  • Região

Moradores do Jardim Social estão preocupados com o risco de enchente do Rio Leão em São Miguel do Iguaçu.  Uma das residentes, Eva Mabel Mendez Vera,  relatou para a reportagem do Costa Oeste News que está com medo de perder os pertences. Segundo ela, a família já retirou roupas e ergueu móveis para evitar prejuízos. 

Outra moradora, Cris Mabel Silva Rodrigues, acredita que a realização de uma limpeza no Rio construirá para evitar esse tipo de transtorno.

Segundo as entrevistadas a Defesa Civil do município já esteve na região para avaliar os riscos.

Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR no período da meia noite até as 11h desta sexta-feira (15) choveu 70 milímetros em São Miguel.

Programa Casa Nova

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, através da secretaria de Assuntos Comunitários, instituiu o Programa Casa Nova, que vai atender famílias com renda abaixo da linha de financiamento, residentes em áreas de risco, identificadas pelo Plano Local de Habitação de Interesse Social–PLHIS e atualizados pelo Cadastro Municipal de Moradores de Áreas de Risco.

A Lei nº 3.469/2021 foi sancionada pelo prefeito Motta, no último dia 31 agosto, após ser aprovada no Legislativo Municipal.

O programa será executado em etapas, limitando-se ao número máximo de 35 unidades por ano, com recursos disponibilizados pelo Poder Executivo ao Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social de São Miguel do Iguaçu, de acordo com a demanda e a disponibilidade financeira e orçamentária.

Serão construídas habitações populares na modalidade horizontal, em lotes de até 150 m², sendo que cada unidade será de até 50 m², com tamanho e modelo padrão.


Fonte: Costa Oeste News