Na quinta-feira, dia 09 de junho, agricultores familiares de Missal e região participaram do Seminário de Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustetável, cujo tema abordado foi a Cooperação como ferramenta para o desenvolvimento. Além de agricultores, estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o tema, apresentado pelo Professor Dr. Pedro Ivan Christoffoli da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul).
O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Fetzner, explicou que o seminário é importante para incentivar os mais jovens a permanecer no campo, dando continuidade na produção familiar e também para que os agricultores não vejam a agricultura de forma individual, mas de forma coletiva. ???Nossa intenção é trabalhar o cooperativismo, associativismo e auxiliar o produtor da melhor forma possível???, afirma.
O secretário ainda citou que a secretaria e o conselho têm priorizado o trabalho de forma coletiva. ???Até no repasse de equipamentos facilita com o formato cooperativo, pois é possível dar um maior suporte aos produtores???, explica Altair. Um exemplo de cooperativismo, segundo Fetzner, é a Feira do Pequeno Produtor. ???A partir da cooperativa dá a condição e o amparo legal de emitir notas e os produtos podem ser vendidos tanto para o município como para o estado por intermédio dos programas existentes???, destaca.
O Professor Pedro Christoffoli afirmou que um evento como esse se trata de um momento de reflexão. ????? necessária uma análise de como se dá o processo de desenvolvimento, como isso evolui ao longo do tempo, a visão atual e como a gente enxerga o papel das associações e formas de cooperação nesse processo de desenvolvimento???, comenta.
Pedro aponta que para pequenos municípios é importante que as pessoas tenham opção na própria cidade de adquirir um produto mais saudável. ???Importante criar essa relação dos produtores com consumidores produzindo alimentos de qualidade, ao mesmo tempo em que desintoxica o ambiente, mas isso gera relações de proximidade, de confiança???, sugere Christoffoli.
A realização do seminário ficou por conta do CAPA, Cresol, Núcleo Oeste da Rede Ecovida de Agroecologia, Coafaso e Coopercam. Apoiando o evento entidades como UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul), Unioeste, Unila, Prefeitura de Missal, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Emater, Itaipu Binacional, Comitê Gestor de Desenvolvimento Rural Sustentável da BP3, Biolabore e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Missal.
Fonte: Assessoria de Imprensa