Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Peroba foi a árvore escolhida em Missal para o plantio Simbólico da Campanha 24 Milhões de Árvores plantadas

A ação contou com a participação de autoridades locais, representantes da Itaipu Binacional e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco de Dom Armando.

  • 19/10/2021
  • Foto(s): Assessoria Missal
  • Região
Peroba foi a árvore escolhida em Missal para o plantio Simbólico da Campanha 24 Milhões de Árvores plantadas

O município de Missal, a exemplo de outros municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, está participando da Campanha 24 milhões de Árvores Plantadas da Itaipu Binacional. O evento ocorreu no Terminal Turístico de Vila Natal nesta segunda-feira, 18 de outubro, e a espécie escolhida foi a Peroba, árvore símbolo do município de Missal. 

A gestora da Educação Ambiental em Missal, Ivani Reinehr Pauli comemorou o gesto que ocorreu em Missal. “Precisamos incentivar o plantio de mudas de árvores, aqui é só um momento simbólico do plantio, mas com a presença dos alunos, gostaríamos de incentivar o plantio nos diversos espaços”, justificou, ressaltando a importância do trabalho dos Gestores ambientais junto aos mais variados setores, permitindo a participação da comunidade.

O vice-prefeito Eugênio Schwendler, foi na mesma linha de pensamento. “Um gesto simples, mas com muito simbolismo”, elogia. “Futuramente nossa população, as crianças, os netos, vão ver a Peroba crescendo nos locais públicos e se tornará um símbolo ainda mais forte”, comemorou.

Chenho ainda deixou um alerta pra toda população. “Toda pessoa deveria plantar árvores, quem ganha com isso é a natureza, o meio ambiente”, faz o apelo.

A ação contou com a participação de autoridades locais, representantes da Itaipu Binacional e alunos da Escola Municipal Joaquim Nabuco de Dom Armando. Além da árvore símbolo, foi realizado o plantio de espécies frutíferas. A ação visa, de forma simbólica, estimular o plantio de árvores pela população, repassando a importância deste gesto para as gerações futuras.

Área de Proteção da Itaipu Binacional

Para a construção da Usina de Itaipu foi necessário definir uma área, hoje com mais de 100 mil hectares, para servir de área protegida ao longo do reservatório de Itaipu, no Brasil e no Paraguai. Toda essa área contribui significativamente para a Segurança Hídrica e traz benefícios tanto para a usina quanto para a comunidade.

Este ano a Itaipu comemora a marca de 24 milhões de árvores plantadas. Um trabalho que iniciou em 1979 e continua até os dias atuais. Este resultado é fruto do compromisso de Itaipu e da parceria direta estabelecida com os 16 municípios lindeiros, com seus moradores e com os trabalhadores da restauração florestal.

A Campanha

A Campanha 24 milhões de árvores plantadas foi lançada no dia 21 de setembro, Dia da Árvore, na Usina de Itaipu.

Desde o lançamento, seguindo durante todo o mês de outubro, está sendo realizado um plantio simbólico em cada um dos 16 municípios lindeiros, demonstrando a importância dessa corrente pela sustentabilidade. Cada município representa, fortalece e integra esse elo. 

Ao longo deste mês esta campanha chega aos municípios, tocando mentes e corações, e enraizando o compromisso com a restauração florestal!

Peroba em Missal

No ano de 2012, foi aprovado na câmara de vereadores de Missal, o projeto de lei de autoria do então vereador Eugênio Schwendler, definindo a peroba como a árvore símbolo do município. A lei, inclusive, foi sancionada pelo Prefeito Ferrari.

A espécie foi escolhida, pois, no período da colonização de Missal e na região existiam muitas perobas, árvore que na época da lei estava praticamente em extinção.

Ainda em 2001 no mês de setembro, alunos de 5ª a 8ª série participaram de um concurso para a escolha da árvore símbolo, no qual foi escolhida a peroba. O trabalho de pesquisa foi coordenado pela agrônoma Rosani Paulus. Foram 1.009 alunos que votaram, e a peroba foi escolhida com 207 votos. 

Desde a definição, mudas de peroba, mesmo com muita dificuldade em se encontrar, foram plantadas em escolas e repartições públicas, além do Terminal Turístico de Vila Natal.

Mensagem

Moramos na mesma casa, o “Planeta Terra”.  Por isso o maior compromisso está em preservar, conservar, proteger e cuidar da água, do solo, das florestas e das pessoas! Estas árvores são o LEGADO VERDE, herança às futuras gerações!

Participação

Entre as autoridades presentes o vice-prefeito, Eugênio Schwendler (Chenho), Presidente da Câmara de vereadores, Elmo Franke Pauli, vereadores Jair Rauber e Maico Luzzi (Boi), Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Altair Luiz Fetzner, a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Clarice Maria Grings Friedrich e o secretário de Finanças, Mauro Kern Pauli.

Representando a Itaipu Binacional o Gestor da Ação de Conservação das Áreas Protegidas de Itaipu, Cristiano Teixeira, o Engenheiro Florestal, Heitor Renan Ferreira, o Técnico de Campo, Paulo Guedes Rodrigues e o Coordenador de Bacias Hidrográficas da Itaipu Binacional – Seno Leopoldo Anton.

As Gestoras da Educação Ambiental, Ivani Reinehr Pauli e Pamela Gallas Buche, além de servidores municipais, direção da Escola Joaquim Nabuco de Dom Armando, professores, e alunos do 5º ano da referida escola Municipal.


Fonte: Assessoria Missal