106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Leticia Guizzo, de 20 anos de idade é são-miguelense, técnica agropecuária e atualmente cursa Zootecnia em Sinop-MT. Desde os 14 anos de idade percebeu um nódulo na mama, e desde então buscou informações e tratamento.
O fibroadenoma é um tipo de nódulo mamário, também conhecido como tumor benigno. É mais comum surgir em adolescentes e mulheres até os 30 anos de idade. Seu principal sintoma é a presença de um ou mais caroços com até 3cm e que podem ser notados facilmente durante a menstruação ou na gravidez, devido ao aumento da produção de hormônio, fazendo com o que nódulo aumente de tamanho.
O câncer não escolhe idade e muito menos sexo. É importante tanto homens quanto mulheres fazerem o autoexame para a prevenção e um diagnóstico precoce, sendo a forma mais simples e de tratamento mais eficaz.
Na adolescência é mais raro os casos com câncer de mama, contudo existe uma possibilidade. Meninas a partir de sua primeira menstruação devem consultar um ginecologista para check-up. Qualquer alteração na mama seja nódulos ou mesmo dores é bom consultar o médico.
Quando questionada se ficou com medo durante os exames, Leticia disse apenas que se assustou com a notícia, pois apesar da pouca idade, era sim possível o problema ser mais grave. Acompanhe na entrevista completa abaixo a história dela:
Fonte: Costa Oeste News