106,5 FM
Rádio Costa Oeste
O forte temporal registrado neste sábado (23) deixou rastro de destruição em várias cidades da região oeste. Em São Miguel do Iguaçu diversos bairros ainda seguem sem energia elétrica.
O produtor de hortaliças hidropônicas, Estanislau Brixner, conhecido como Delfim, gravou um vídeo e enviou para o Costa Oeste News mostrando os estragos causados nas estufas. A produção fica localizada na Linha Minosso, em São Miguel.
Por volta das 13h o dia virou noite e logo após uma chuva intensa de granizo. Na propriedade do Delfim o gelo acumulado pesou a estrutura das estufas e algumas telas de proteção das hortaliças ficaram danificadas.
Na região central de São Miguel a intensidade da queda de granizo foi registrada pelo produtor Mauricio Maculan.
Apenas no domingo (24) o agricultor, Antonio Augusto Angheben, conseguiu conferir os estragos causados pelo temporal na plantação de soja localizada na Linha Bonatto, em Serranópolis do Iguaçu. Nas imagens enviadas para a nossa redação é possível identificar as folhas da oleaginosa danificadas.
No Paraná, 16 cidades foram atingidas pelo temporal, dessas dez registraram chuva de granizo. Foz do Iguaçu registrou o maior número de ocorrências, com 600 residências danificadas na passagem do vendaval. Oito pessoas ficaram desabrigadas, outras seis foram afetadas e seis estão desalojadas.
Santa Terezinha de Itaipu contabilizou estragos em nove casas, nove pessoas foram afetadas e seis desalojadas.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná – SIMEPAR, as maiores rajadas de vento associadas a tempestades ocorridas ontem (23) foram em Cascavel 96,8 km/h, Ubiratã 90,7 km/h, Santa Helena 89,3 km/h e Assis Chateaubriand 86 km/h.
Fonte: Costa Oeste News