106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), representada pela secretária executiva Silmara Coletti, participou da reativação do Comitê Intersetorial para Controle da Dengue que atua na prevenção e combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor também da chikungunya e da zika. A primeira reunião foi realizada na quinta-feira, 21, no plenário da Câmara Municipal.
Neste primeiro encontro foi apresentada aos novos membros a finalidade do Comitê, que neste ano terá duas frentes de ação, sendo uma técnica, onde participam apenas membros da área da Saúde, e outra com a participação de todos os envolvidos, além de um histórico de casos de dengue no município.
Um segundo encontro deverá ser realizado já na próxima semana para discutir algumas ações diretas de ação junto à comunidade sãomiguelense, tanto educativas e de conscientização quanto de mobilização e ação, pois historicamente nos últimos meses do ano os números de casos notificados e confirmados costumam crescer, por isso, um plano de trabalho preventivo precisa ser iniciado o quanto antes.
De acordo com o último Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa), realizado no mês de agosto, o município está em estado de alerta para a dengue, pois o Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 2,1%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é de até 1%. Um novo LIRAa deverá ser realizado no mês de novembro.
No atual ano epidemiológico da dengue, iniciado em agosto de 2021, São Miguel do Iguaçu não registrou nenhum caso confirmado da doença. Até o momento foram notificados 18 casos suspeitos de dengue, sendo que destes, 17 foram descartados e 1 está em investigação.
A ACISMI tem conhecimento da importância desse comitê para o controle e conscientização da dengue e outras doentes oriundas do mosquito Aedes Aegypti, por isso pede que seus associados e a comunidade em geral aumentem os cuidados para que os casos dessas doenças não venham a aumentar.
Fonte: Assessoria