Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

São Miguel do Iguaçu apresenta propostas e fortalece convênios firmados com a Itaipu Binacional

Os projetos envolvendo a ciclovia e o Horto Municipal estão em fase de desenvolvimento e realização de estudo técnicos pertinentes.

  • 28/10/2021
  • Foto(s): Assessoria SMI
  • Região
São Miguel do Iguaçu apresenta propostas e fortalece convênios firmados com a Itaipu Binacional

Representantes do Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu estiveram reunidos com a equipe de Coordenação da Itaipu Binacional na manhã de terça-feira, 26, para apresentar propostas para futuros convênios, além de fortalecer os que já estão firmados entre o município e a hidrelétrica.

Participaram da reunião, realizada em Foz do Iguaçu, o prefeito Motta; o vice-prefeito, Claudio Rodrigues; o secretário municipal de Planejamento, Gunar Henrique Guedes, o assistente do diretor de Coordenação da Itaipu, Márcio Ferreira Bortolini, o assessor especial da diretoria de Coordenação, Daltron Vilas Boas Rocha; e o gerente da Divisão de Apoio Operacional da Itaipu, Haroldo Virgílio. Cumprindo extensa agenda, o diretor de Coordenação da Binacional, general Luiz Felipe Carbonell, fez questão de cumprimentar os representantes são-miguelenses entre o horário de seus compromissos.

Durante a reunião, a gestão Motta/Claudio Rodrigues apresentou 9 projetos desenvolvidos pela secretaria municipal de Planejamento, com propostas de investimentos em algumas áreas do município.

Os representantes da Itaipu Binacional realizaram uma análise prévia das propostas e deram sinalização positiva para a maioria delas, sendo que já foi aprovada a entrega de mil mudas de árvores nativas para reflorestamento em várias regiões do município e a perfuração de dois poços artesianos para atender situações emergenciais.  

Outros quatro projetos foram sinalizados positivamente pela binacional, e aguardam uma análise mais detalhada para dar uma resposta concreta quanto ao fechamento ou não dos convênios, com liberação de recursos.

Esses projetos são: Implantação de uma ciclovia saindo da sede do município e seguindo até o Termina Turístico Balneário Ipiranga; revitalização do Horto Municipal e criação de uma Praça Ecológica e junto também uma Bacia de Contenção (lago artificial), que além da questão estética, deixando o espaço mais bonito, servirá para ajudar a evitar enchentes, principalmente na região entre a Ecovila e o Bairro Sagrado Coração de Jesus, pois a água da chuva poderá ser concentrada neste reservatório e não seguiria pelo rio; além de um projeto de implantação de energias fotovoltaicas nos órgãos públicos municipais.

Os projetos envolvendo a ciclovia e o Horto Municipal estão em fase de desenvolvimento e realização de estudo técnicos pertinentes. Já o relacionado às energias fotovoltaicas está previsto para o último semestre de 2022.

Apesar da análise inicial positiva, a confirmação desses investimentos ainda depende da conclusão dos projetos e uma nova análise da Itaipu Binacional para serem aprovados ou não.

Também foram alinhados convênios que estão em andamento, como por exemplo, o que foi firmado neste ano e prevê o apoio da Itaipu Binacional na construção do novo Aterro Sanitário, por meio da aquisição de equipamentos e a construção de um barracão, que seria uma Unidade de Valorização de Recicláveis (URV), para atuação da Associação de Agentes do Meio Ambiente e Reciclagem de São Miguel do Iguaçu (AMAR).

Foi discutido ainda um convênio firmado na gestão passada, que estava paralisado, e visa atendimento à Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy. Ele prevê a ampliação da Unidade de Saúde e a reforma do barracão do Centro de Convivência dos indígenas, porém faltavam projetos complementares, que foram feitos na atual gestão, garantindo assim a retomada da parceria.  A proposta apresentada na reunião também busca apoio da Itaipu para a construção de um espaço esportivo na comunidade.  

Fonte: Assessoria SMI