106,5 FM
Rádio Costa Oeste
Dois temas precisam andar juntos com o agronegócio: tecnologia e sustentabilidade. O Expedição do Costa Oeste visitou o Agroday promovido em parceria entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Lar Cooperativa Agroindustrial.
E não faltaram expositores com inovações e tecnologias dispostos a oferecer diversas soluções, Lar centro de eventos, em Medianeira, no oeste do Paraná. A intenção é fomentar o avanço e desenvolvimento de novas tecnologias pelo PTI e startups, que venham potencializar o setor do agronegócio, como exalta o diretor superintendente do PTI General Eduardo Garrido.
O agro também pode usar tecnologia para reduzir impactos no meio ambiente. Um exemplo, é esta empresa, que desenvolveu tratamento de dejetos de suíno alternativo, explica a responsável por pesquisas e projetos Tatiane Knaul.
Mais de 50 soluções tecnológicas foram expostas, na última sexta-feira, dia 05. Todos com o mesmo propósito, oferecer soluções para o agronegócio continuar crescendo, exalta o diretor presidente da Lar Cooperativa Agroindustrial, Irineo da Costa Rodrigues.
O projeto desenvolvido pela UTFPR de Medianeira em parceria com Unioeste de Cascavel, focado na agricultura de precisão, é a prova de que muitas inovações poderão ser efetuadas em solo paranaense. Como exemplifica o professor da UTFPR Ricardo Sobjak.
Graças aos avanços tecnológicos o Paraná se tornou o maior produtor de carne de frango do país, vice-líder em carne suína, leite e terceiro principal produtor de ovos, segundo dados do IBGE.
O representante de equipamentos para suínos e aves, Júlio Cezar Longo, explica como os avanços possibilitaram expansão na avicultura, por exemplo.
A tecnologia transformou o agro brasileiro em um modelo de sucesso e alavancou o Brasil.
Fonte: Costa Oeste News