Ouça ao vivo
Rádio Costa Oeste 106,5 FM

106,5 FM

Rádio Costa Oeste

Rádio Independência 92,7 FM

92,7 FM

Rádio Independência

Rádio Cultura 820 AM

820 AM

Rádio Cultura

Rádio Terra das Águas 93,3 FM

93,3 FM

Rádio Terra das Águas

Rádio Guaíra 89,7 FM

89,7 FM

Rádio Guaíra

Assistência Social realiza ações em preparação a Semana de Combate à violência contra a Mulher em SMI

É a primeira vez que o município realiza a Semana de Combate à Violência contra a Mulher e a mesma deverá estar no calendário de eventos anual da cidade.

  • 17/11/2021
  • Foto(s): Assessoria SMI
  • Região
Assistência Social realiza ações em preparação a Semana de Combate à violência contra a Mulher em SMI

A secretaria municipal de Assistência Social de São Miguel do Iguaçu, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), está realizando diversas ações em preparação para a Semana de Combate à Violência contra a Mulher, que será realizada de 22 a 26 de novembro.

Foram confeccionados materiais gráficos, como cartazes e flayers, que estão sendo distribuídos em vários locais da cidade com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de São Miguel do Iguaçu (ACISMI), Igreja Católica, órgãos públicos e das secretarias municipais de Saúde e Educação.  Nesses materiais constam dizeres como “Não se cale! Você não está sozinha!”; Canais de denúncias além de um Qr Code que direciona a cartilha de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Também foi criada uma cartilha de orientação online, que pode ser acessada clicando aqui.

Outra ação que está sendo realizada são rodas de conversa com alunos do Ensino Médio. O Colégio Dom Pedro II, do distrito da São Jorge, e os adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Adolescentes e do Projovem, já participaram dessas conversas.

De 22/11 a 26/11 serão realizados atendimentos itinerantes com psicólogo, assistente social e advogado com orientações e informações e, se for o caso, encaminhamentos para o CREAS. Vai ser um trabalho em parceria com estagiários do curso de enfermagem da Uniguaçu, que estarão aferindo a pressão e realizando orientações individuais. Será montada uma tenda com horário da manhã das 08h00 às 11h00 e de tarde, das 13h30 às 16h30, seguindo o seguinte cronograma:

22/11- Manhã na Uniguaçu

23/11- Manhã - Aurora do Iguaçu 

 Tarde  -São Jorge 

24/11- Manhã -Santa Rosa

Tarde - Aldeia Indígena Avá Guarani

25/11- Manhã - Praça Henrique Ghellere ao lado da Prefeitura

Tarde - Farroupilha – Calçadão do Centro

26/11 - Manhã - Praça Bairro Floresta

Tarde – Ipiranga

No dia 22/11, dia de Combate à Violência contra a Mulher, será realizado o Evento de Abertura da Semana no Centro de Convivência do Idoso Ilza Terezinha Piccoli Pagot e terá a seguinte programação:

-08h00 – Coquetel com café da manhã

-08h30 – Abertura oficial do evento

-09h00 – Palestra sobre “Políticas de atendimento a mulher, em defesa e proteção às violências – pela autonomia e proteção”, com Simoni Beatriz Ferrari.

Informações apontam que no Paraná, nos primeiros seis meses de 2021, houve um aumento no número de registros de violência contra a mulher. Foram registradas 27.881 ocorrências de violência doméstica contra mulher nos primeiros seis meses de 2021, um aumento de 1% se comparado ao mesmo período do ano passado, quando foram 27.622 casos registrados no Estado. O número de pessoas detidas neste ano, por violência doméstica contra mulher no estado do Paraná, foi de 3.968, sendo por prisão, cumprimento de mandado, ou apreensão de menor em flagrante.

É a primeira vez que o município realiza a Semana de Combate à Violência contra a Mulher e a mesma deverá estar no calendário de eventos anual da cidade.


Fonte: Assessoria SMI