106,5 FM
Rádio Costa Oeste
A Coofamel – Cooperativa Agrofamiliar Solidária com sede em Santa Helena, promoveu na manhã desta quinta-feira (18), a reinauguração da unidade de beneficiamento de mel, lançamento dos produtos com Indicação Geográfica – IG e a comemoração do tão sonhado registro do Ministério da Agricultura.
O evento aconteceu na sede da entidade e contou com a presença de lideranças locais e regionais, dentre elas o prefeito de Santa Helena, Evandro Grade, o Zado, o qual frisou que hoje é um dia importante para o município, para a entidade e aos apicultores, pois as novas conquistas irão fortalecer ainda mais o crescimento da Coofamel.
Emerson Durso, consultor do Sebrae, destaca que são inúmeras as conquistas da Coofamel desde o início da parceria com o Sebrae no ano de 2007. A primeira grande conquista foi a formação da cooperativa e logo em seguida, a conquista do SIF em Marechal C. Rondon.
Hoje, com a conquista do SIF na unidade em Santa Helena, vai possibilitar à Coofamel agregar valor, fazendo a exportação direta de seu produto, gerando maior renda também ao apicultor.
O chefe do Núcleo Regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, Paulo Roberto, informa que em 2019 o Governo do Estado criou o programa Coopera Paraná, um convite para que cooperativas e associações fossem atendidas pelo Estado.
A Coofamel enviou um projeto ao governo, que analisou e aprovou o documento, formalizando um termo de cooperação à cooperativa, na qual em seguida recebeu recursos no valor de R$ 390 mil a fundo perdido para que fossem possíveis a assistência técnica aos apicultores e a reformas da entidade.
Já neste ano de 2021, o Governo do Estado lançou um novo edital, sendo que a Coofamel enviou um novo projeto de modernização de sua sede, o qual já foi aprovado, onde a cooperativa se classificou em terceiro lugar no índice de cooperativas do Paraná para se credenciar e receber novos recursos. Cerca de R$ 400 mil devem ser repassados nos próximos dias à Coofamel.
O presidente da Coofamel, Antônio Schneider, ressalta que após 15 anos de história, a conquista do SIF vai possibilitar a comercialização do mel para todo o Brasil. Além da adequação da estrutura da entidade, novos recursos irão possibilitar a aquisição de máquinas necessárias para a adequação e envase do mel.
Fonte: Costa Oeste News